Em
Setúbal Informação

2025/02/19

App “Setúbal Participa” aproxima cidadãos à Autarquia

Concelho

A Câmara Municipal apresentou em 17 de fevereiro a aplicação para telemóveis “Setúbal Participa”, que, associada a um website e com georreferenciação, vai aproximar ainda mais os cidadãos do município, permitindo-lhes apresentar sugestões, reclamações e elogios.

O presidente da Câmara, André Martins, sublinhou a simplicidade de utilização da aplicação e disse que esta ferramenta, que, além de possuir georreferenciação, permite anexar até cinco imagens e vídeo, vai facilitar a resolução de questões por parte dos serviços municipais.
“Os munícipes podem dirigir-se à Câmara Municipal de uma forma mais simples e direta, apenas utilizando os telemóveis”, afirmou o autarca, adiantando que “a Câmara Municipal quer continuar a investir nas novas tecnologias, para aumentar a informação proporcionada às pessoas e facilitar cada vez mais a sua participação”.
Recordou que a Câmara Municipal criou o Gabinete de Participação Cidadã (GAPC) em 2003, para permitir aos munícipes “dirigirem-se a um serviço bem identificado para colocarem questões” à autarquia, mas notou que, em Setúbal, o conceito de Município Participado é “mais alargado” e abrange o programa “Ouvir a População, Construir o Futuro”, que é “único a nível nacional” e promove reuniões regulares com a população.
“Desde a primeira hora que implementámos uma nova fórmula de relação com os munícipes, completamente diferente do que encontramos no país”, salientou André Martins, frisando os méritos da “democracia participativa” ao afirmar que as decisões tomadas deste modo estão “muito mais próximas das expetativas” das populações.
O GAPC, que já fazia atendimento presencial ou através de ferramentas tecnológicas, passa a contar com esta app, que já está operacional e pode ser descarregada nas lojas virtuais para telemóveis Android e IOS – pesquisando através de “Setúbal Participa” –, e com o site disponível em ocorrências.mun-setubal.pt, sendo necessário registo por parte do munícipe.
O objetivo é que o GAPC dê sempre uma resposta ao munícipe, em primeiro lugar dizendo-lhe que recebeu o seu contacto e, se não houver solução imediata para o assunto, dando conta do prazo previsível para a mesma ou, como referiu o presidente da Câmara, de que é necessária “uma intervenção mais global” para que o problema seja resolvido.
“Os serviços têm conhecimento desta nossa tecnologia e da necessidade de manter uma resposta atualizada”, disse. “Tem que se dar uma resposta o mais rápido possível, mesmo que leve algum tempo, para que a pessoa saiba que o assunto está a ser tratado e dar cada vez mais confiança ao munícipe de que, dirigindo-se à Câmara Municipal, o problema que tem possa ser resolvido”.
André Martins salientou que a participação dos cidadãos é sinónimo de que “têm confiança na democracia”, pelo que a Câmara Municipal tem a responsabilidade de “garantir a confiança dos munícipes na administração”.

 

Fonte/Foto: CM Setúbal
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Charneca de Caparica FC na Rota dos Campeões 2024/2025
12/05/2025
Centro Comunitário da Freguesia de São Sebastião comemora 19 anos
12/05/2025
Rua da Camarinha em obras de repavimentação
9/05/2025
Radares da PSP | Setúbal | maio 2025
9/05/2025
PJ procede a extradição de homicida detido em Espanha
8/05/2025
“Um trabalhador saudável, seguro e feliz é mais produtivo”, diz André Martins
8/05/2025
Dia dos Museus comemorado em Setúbal com programa gratuito
7/05/2025
Praias Sado comemoram Festa da Primavera
7/05/2025