Em
Setúbal Informação

2025/12/05

Autarca destaca empreendimento no Parque da Cidade como projeto marcante para Setúbal

Concelho

O empreendimento Parque da Cidade – Riverside Living, apresentado na manhã de 4 de dezembro, foi destacado pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, como um projeto marcante para a zona nascente da cidade e que combina habitação, comércio, serviços e zonas verdes e de lazer.

“É uma das âncoras nas quais vai assentar uma nova centralidade da cidade”, afirmou a autarca sobre o projeto urbanístico que contribui “para o desenvolvimento da cidade”, com um total de 16 lotes e quase 700 apartamentos, nove hectares de área de construção, em que se inclui quatro mil metros para comércio e um parque urbano.

A presidente da Câmara de Setúbal vincou que o empreendimento promovido pelo Grupo Madre, em construção na zona nascente de Setúbal, um território que estava “expectante e devoluto há décadas”, ganha particular relevância “num contexto geral de muita procura e pouca oferta” de habitação.

“Um projeto marcante que combina habitação, comércio, serviços e zonas verdes e de lazer, como se deseja numa cidade que quer oferecer qualidade de vida a quem nela vive ou a escolhe para viver e prosperar”, salientou a autarca, acompanhada da vice-presidente, Maria do Carmo Tiago, e dos vereadores Paulo Maia e Bruno Russo.

Na cerimónia de apresentação, a presidente do município destacou ainda o “novo pulmão verde para Setúbal” que nasce com este empreendimento, com mais de meio milhar de árvores e 10 mil arbustos, o qual fica integrado num projeto urbano mais abrangente de reforço ecológico e de compromisso com a sustentabilidade.

“Fica previsto e projetado um corredor verde que ligará esta zona ao resto da cidade, de forma harmoniosa, criando um percurso de espaços naturais até ao coração de Setúbal, com áreas de encontro, zonas de descanso e vistas abertas, contribuindo para que a cidade seja ainda mais verde e acolhedora.”  

A este projeto de melhoria da qualidade de vida no território aliam-se, futuramente, outros projetos qualificadores para a zona nascente de Setúbal, “como nova habitação, serviços, equipamentos públicos e um moderno campus da justiça”, adiantou a presidente Maria das Dores Meira.

“O primeiro é sempre quem mais arrisca e quem mais acredita. Quero, por isso, agradecer ao presidente do conselho de administração do Grupo Madre, António Parente [presente na cerimónia], e aos parceiros, o arrojo e a coragem de avançar com tão ambicioso empreendimento, o qual vai além da construção de habitação.”

Para o diretor do projeto Parque da Cidade – Riverside Living, André Moura, o empreendimento, “pensado à escala urbana e desenhado com proximidade, a pensar nas pessoas”, nasce “num contexto nacional exigente, em que a falta de habitação e a crescente pressão imobiliária são um desafio para milhares de famílias”.

O parque urbano com mais de 30 mil metros quadrados, “coração do projeto”, salientou este responsável, está na fase final de construção, com conclusão prevista para fevereiro do próximo ano, e inclui, entre outros, circuitos pedonais e cicláveis, um parque infantil, uma praça central e um espaço de coworking.

André Moura realçou que “Setúbal é uma das cidades mais interessantes do país, com uma localização estratégica entre Lisboa e o Algarve, junto de uma das mais belas baías do mundo, num território de enorme vitalidade económica e urbana, que atrai investimento e se posiciona como espaço de futuro”.

A cerimónia, que inclui um momento simbólico de plantação de uma oliveira no parque urbano, marcou o início da construção dos três primeiros edifícios Riverside, num total de 158 apartamentos, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2028, num empreendimento urbanístico com um horizonte temporal de seis a oito anos.

 

Fonte/Foto: CM Setúbal

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Reunião Pública do Município reagendada para 23 de janeiro
16/01/2026
Comando Territorial de Setúbal apreende mais de 350 artigos contrafeitos
16/01/2026
Rua 26 de Setembro encerrada à circulação automóvel até 16 de julho
15/01/2026
Partilha de culinária e inclusão setubalense projetadas em livro
15/01/2026
Aguarelas inspiradas nos Caminhos de Santiago em exposição na Biblioteca
14/01/2026
Casa Bocage acolhe encontro do projeto PRR “Tecido Comunitário”
14/01/2026
EUROPEUS E SUL-AMERICANOS FINALMENTE DE BRAÇO DADO
13/01/2026
Jazz regressa a Setúbal com mais de dez concertos entre 5 e 14 de fevereiro
13/01/2026