Em
Setúbal Informação

2025/04/11

Autarquia faz balanço das competências no acompanhamento da ação social

Freguesias

A Câmara Municipal reuniu-se com as juntas de freguesias e as instituições particulares de solidariedade social com as quais mantém colaboração no âmbito da transferência de competências do Estado para os municípios na área da ação social, para avaliar o trabalho desenvolvido.

O vereador com o pelouro dos Direitos Sociais, Pedro Pina, conduziu o encontro, realizado a 3 de abril, na Casa da Baía, em que participaram representantes das juntas de freguesia e dirigentes das sete IPSS com as quais a Câmara Municipal estabeleceu protocolos de colaboração para o desenvolvimento dos Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social, nas áreas da ação social e do Rendimento Social de Inserção.
Os protocolos foram assinados com a Associação Baptista Shalom, a Associação Cristã da Mocidade/YMCA, a Associação de Professores e Amigos das Crianças do Casal das Figueiras, a Cáritas Diocesana de Setúbal, o Centro Social e Paroquial de S. Sebastião, o Jardim de Infância “O Sonho” e a Liga dos Amigos da Terceira Idade.
O vereador Pedro Pina manifestou o reconhecimento público do município às sete instituições e aos seus profissionais, assim como aos trabalhadores da Câmara Municipal que intervêm nesta área.
O autarca destacou “a insuficiência dos valores e recursos transferidos [pelo Estado] para fazer face à resposta de qualidade e celeridade que se pretende dar e a que a população tem direito”, quadro que o município “continua a acompanhar no sentido de ser alterada essa insuficiência”.
Pedro Pina reiterou ainda a necessidade de “avaliar a intervenção face à complexidade das situações de vulnerabilidade social com que as instituições se deparam e a importância de o Estado investir com mais meios e mais recursos” de forma a enfrentar a atual crise socioeconómica.
Já a coordenadora do Núcleo Local de Inserção de Setúbal, Ana Bordeira, partilhou o número de processos em acompanhamento em matéria de Rendimento Social de Inserção e de Ação Social, os principais constrangimentos nesta matéria, assim como os aspetos positivos do trabalho em parceria.
Representantes das juntas de freguesia do concelho felicitaram a Câmara Municipal pelo trabalho desenvolvido diariamente nesta área, manifestando total disponibilidade para manter a colaboração com os recursos que têm ao seu alcance.
Das instituições ouviram-se também palavras de reconhecimento pela estreita cooperação com o município.
No dia seguinte a esta reunião periódica, a 4 de abril, também no auditório do Mercado do Livramento, decorreu a 3.ª Comunidade de Partilha com os Dirigentes e Coordenadores/as dos Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social do Distrito, organizada pelas câmaras municipais de Setúbal e Palmela, com a participação de meia centena de profissionais.

 

Fonte/Foto: CM Setúbal

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
LATI aumenta para mais do dobro a capacidade de acolhimento atual de utentes
17/04/2025
Remo do Clube Naval Setubalense com apoio para compra de três embarcações
17/04/2025
PJ apanha segundo autor de um crime de homicídio em Setúbal
16/04/2025
Setúbal festeja Dia da Liberdade com concertos em vários pontos da cidade
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Obras de pavimentação nas Praias do Sado correm a bom ritmo
15/04/2025
Freguesia de Pontes comemorou os 51 anos do 25 de Abril com almoço-tertúlia
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025