Em
Setúbal Informação

2025/10/28

Autarquia procede à reabilitação de dois edifícios do Bairro da Quinta do Freixo

Concelho

O Município vai proceder à intervenção nos edifícios número 29 e 39 da Quinta do Freixo, com o objetivo de reabilitar e melhorar o exterior e interior dos edifícios. No exterior, o isolamento térmico das fachadas, coberturas, caixilharias e caixas de estore, a fim de melhorar o desempenho energético dos mesmos. No interior as premissas são as de reabilitar os espaços comuns e privados que se encontram extremamente danificados e melhorar a acessibilidade e mobilidade no interior das frações.

Previamente, foram feitas visitas aos edifícios com vista a apurar alterações feitas no interior das frações e alterações das fachadas dos mesmos.

No número 29 foi possível visitar 35 das 45 frações existentes, o que representa 78% do total de frações.

No número 39 foi possível visitar 31 das 43 frações existentes, o que representa 72% do total de frações.

Num total de 88 frações, foi possível visitar 66 frações.

Foi constatado que no número 29, das 28 varandas, 17 foram fechadas com “marquise” em alumínio, o que representa 61% do total das varandas. No número 39, das 25 varandas, 11 foram fechadas com “marquise” em alumínio, o que representa 44% do total das varandas.

ENQUADRAMENTO

Os números 29 e 39 da Rua do Mormugão pertencentes à Quinta do Freixo são constituídos por R/C e oito pisos e R/C e sete pisos respetivamente. Em ambos os edifícios existem três frações de comércio / serviços no R/C, no entanto os interiores destas frações não estão abrangidos pelo projeto de reabilitação, uma vez que não são propriedade da Câmara Municipal de Setúbal. O número 29, possui uma fração de habitação e três de comércio / serviços no R/C, seis frações de habitação nos pisos 1 a 7 e duas frações de habitação no piso 8. O número 39 possui uma fração de habitação e três de comércio / serviços no R/C e seis frações de habitação nos pisos 1 a 7. O total de frações do número 29 é de 3 frações de comércio / serviços e 45 frações de habitação. As frações de habitação são constituídas por tipologias T1, T2 e T3. O total de frações do número 39 é de 3 frações de comércio / serviços e 43 frações de habitação. As frações de habitação são constituídas por tipologias T1, T2 e T3. O conjunto dos dois edifícios contabiliza um total de 88 frações de habitação e 6 frações de comércio / serviços, de referir que estas últimas estão fora do projeto de reabilitação. Os dois edifícios apresentam uma organização interior idêntica, o Hall de Entrada dá acesso aos elevadores e à escada que se encontra encostada à fachada posterior com iluminação natural, o Hall de Entrada dá acesso a uma fração de habitação, esta fração caracteriza-se como um R/C “Alto” sendo necessário subir dois degraus no Hall de Entrada e quatro degraus já no interior da fração para se aceder à mesma. Os pisos 1 a 7 caracterizam-se por uma circulação comum em “L” que dá acesso às seis frações do piso correspondente, o piso 8 é constituído por duas frações e áreas técnicas.

PROJETO

Com esta intervenção pretende-se reabilitar de forma profunda a qualidade e eficiência dos dois edifícios.

Pelo exterior através de aplicação de isolamento sobre o suporte existente e consequente pintura, assim como a renovação das coberturas.

No interior será feita uma profunda renovação das cozinhas e instalações sanitárias das frações, assim como a renovação de carpintarias, caixilharias e revestimentos das restantes áreas dos fogos, e vai promover a melhoria da acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada no interior dos edifícios, a par com uma intervenção de reabilitação nas áreas comuns dos edifícios.

EXTERIORES

A intervenção a realizar nas fachadas e coberturas vai cumprir dois objetivos, reparar as patologias graves decorrentes da idade dos edifícios e melhorar a eficiência energética dos mesmos.

As patologias principais têm relação direta com falhas de impermeabilização nas coberturas e varandas, assim como fissuras nas fachadas.

As coberturas inclinadas serão reabilitadas com sistema de painéis sandwich, que inclui a estrutura em aço leve, os painéis sandwich assim como todos os remates específicos para cada situação, nomeadamente perfil de cumieira, remates de platibandas, remates de chaminés, rufos e caleiras. As características dos painéis são dimensionadas pelo Projeto de Térmica.

Nas coberturas planas (caixas de escadas, elevadores e áreas técnicas) será aplicado o sistema Coberturas Planas Acessibilidade Limitada com Membranas Auto protegidas, tipo Imperalum ou equivalente.

Nas fachadas será aplicado sistema de isolamento tipo ETIC ou equivalente e pintadas segundo esquema de cores indicado nas peças desenhadas do projeto.

Nas arcadas dos edifícios será aplicado teto falso tipo GRC Knauf Aquapanel Skylite ou equivalente com isolamento térmico.

ÁREAS COMUNS

Está prevista uma intervenção integral de renovação das redes de abastecimento de água, de drenagem de esgotos, de abastecimento de gás, e ITED.
No Hall de Entrada será alterado o revestimento das paredes e pavimento, visto ser a zona do edifício mais utilizada, assim como a montagem de teto falso com iluminação integrada a uma altura mais baixa.
As caixas do correio serão localizadas numa zona mais resguardada do Hall de Entrada. Estas permaneceram no interior dos edifícios visto ser impossível de as colocar no exterior dado o elevado número de frações.

Nas áreas comuns dos pisos superiores os trabalhos a realizar passam pela alteração dos pavimentos e rodapés, montagem de teto falso com iluminação integrada. Reparação e pintura das paredes com tinta esmalte aquoso 100% acrílico mate, preparação e pintura de corrimãos e serralharias. Montagem de armários técnicos com frentes em painéis de fibras de madeira envernizados. Será aplicado um painel junto à entrada do edifício, para afixar informações para os residentes.

FRAÇÕES HABITACIONAIS
A intervenção a realizar nas frações vai abranger todas as divisões.

Todas as portas exteriores de fogo – porta de patim – serão substituídas, de modo a garantir a passagem livre de 80 cm por 200 cm de altura. Estão propostas portas de segurança, reforçadas com chapa no interior, de modo a garantir a sua durabilidade, resistência e segurança das famílias que aí residem. Serão também substituídas todas as portas interiores nos fogos, de modo a garantir o mesmo requisito, garantindo uma passagem livre de 80cm sempre que possível e mantendo a passagem de 70 cm nas restantes situações, por 200 cm de altura. Mantendo a lógica de melhoria das condições de segurança dentro dos fogos, as portas das instalações sanitárias passam a abrir para fora, visto a dimensões interiores serem bastante reduzidas.

Para as cozinhas está prevista uma área de trabalho em linha, com as funções relativas à preparação de refeições, lavagem de louça e lavagem de roupa. Com esta nova configuração a área livre da cozinha permite incluir neste compartimento a área de refeições formais, assim como a área destinada a passar a ferro e/ou costurar roupa. Serão substituídos todos os armários de cozinha e serão fornecidos e instalados novos eletrodomésticos, mais eficientes do ponto de vista energético. Não está incluído o frigorífico nem a máquina de lavar loiça / roupa.

As instalações sanitárias vão ser alteradas conforme vontade expressa pelos moradores, isto é, na maior parte dos fogos vai-se substituir a banheira por base de duche.

Nos restantes compartimentos, espaços de circulação e despensa, serão realizados alguns melhoramentos ao nível dos revestimentos – pavimentos, paredes e tetos.

As caixilharias exteriores em alumínio vão ser substituídas por caixilharias em PVC, para uma melhoria no conforto térmico e acústico.

As varandas vão ser encerradas com caixilharia em PVC, a separação entre a varanda e a sala será demolida, promovendo assim um aumento significativo na área útil das salas.

No exterior, os estendais vão ser substituídos por novos estendais de dimensão maior em alumínio lacado à cor antracite, duas linhas de cabo de aço revestido, roldanas, serra-cabos e esticadores.

 

Fonte/Foto: CM Setúbal

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Árvores em situação precária retiradas do público em Vanicelos
24/11/2025
Leonor Boleto convocada à Seleção Nacional feminina de sub-18
24/11/2025
Margarida Silva conquista medalha de prata nos Jogos Surdolímpicos Tóquio
21/11/2025
A magia do Natal vai animar a cidade com programa especial
21/11/2025
Executivo municipal põe em ação reuniões com trabalhadores
20/11/2025
Polícia Judiciária detém duplo homicida que vitimou dois homens
20/11/2025
Município entrega cinco casas reabilitadas nas Manteigadas
19/11/2025
Oficina convida participantes a explorar a riqueza do Estuário do Sado
19/11/2025