Em
Setúbal Informação

2024/10/10

Bombeiros voluntários de Setúbal com apoio financeiro para nova ambulância

Concelho

O presidente da Câmara Municipal, André Martins, anunciou em 19 de outubro, nas comemorações do 141.º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Setúbal, a atribuição de um apoio financeiro para a aquisição de uma nova ambulância.

A nova ambulância foi batizada durante a cerimónia, a par de um veículo de comando recondicionado, num dia em que o presidente da associação, Sérgio Varela, sublinhou outros investimentos realizados em 2004, num valor superior a 50 mil euros, incluindo a reabilitação das camaratas masculina e feminina, uma zona coberta para viaturas e a reparação integral do telhado do quartel.

O autarca considerou que os Bombeiros Voluntários de Setúbal são “uma força fundamental de proteção e socorro” no concelho e “uma parte fundamental da proteção civil local e nacional”, porque, “sempre que seja necessário”, os seus meios, “com os seus voluntários e profissionais, são também acionados para outros teatros de operações”, fora do território municipal.

“Os Bombeiros Voluntários de Setúbal são um parceiro essencial da Câmara Municipal de Setúbal e assim continuarão a ser tratados. Não esquecemos que vivemos num país em que o deficiente financiamento dos bombeiros voluntários é uma realidade antiga que tem de ser alterada”, disse André Martins.

Após lembrar que, na sua presidência, a autarquia fez a atualização monetária dos protocolos para apoiar os serviços que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal (AHBVS) presta às populações do concelho, o autarca disse que anualmente o município transfere 450 mil euros “para que os voluntários possam manter a sua atividade e pagar também aos seus bombeiros que são profissionais”.

O presidente da Câmara insistiu, no entanto, que “é imprescindível que o poder central apoie adequadamente os bombeiros”, que considerou “a coluna vertebral do socorro em Portugal”, reafirmando o compromisso da Câmara Municipal “de um apoio financeiro para a aquisição da nova ambulância”.

Aproveitando a sessão solene realizada no quartel-sede dos Bombeiros Voluntários de Setúbal para homenagear os bombeiros da AHBVS, que “se empenham em proteger vidas e bens alheios, muitas vezes com elevado risco para as próprias vidas”, o autarca agradeceu aos “corajosos” bombeiros, sublinhando os perigos que enfrentam, “como ficou, uma vez mais, muito claro nos grandes incêndios de setembro passado”.

André Martins sublinhou que a Câmara Municipal de Setúbal “continua a ser uma das autarquias que mais investe” em Portugal em proteção civil e bombeiros, justificando a importância dada ao setor com o facto de os riscos tecnológicos e naturais serem “elevados” no concelho.

“Por isso, continuamos a considerar que faz todo o sentido manter as nossas forças de socorro com elevado nível de operacionalidade, isto num quadro em que todos os agentes de proteção civil do concelho contribuem para a composição de um dispositivo municipal com disponibilidade permanente e total capacidade de intervenção”, disse.

Neste sentido, recordou o papel desempenhado pela autarquia no ano passado, quando forçou o Governo “a fazer alterações na legislação que regula a atividade dos bombeiros”, porque “quem trabalha tem direito a ser remunerado pelo tempo de serviço que presta”, e que o PCP apresentou recentemente projetos de lei sobre o estatuto social do bombeiro e a consagração da profissão como de risco e de desgaste rápido.

“Os projetos de lei serão agora discutidos na especialidade e esperam-se resultados dentro dos próximos meses. No que nos diz respeito, tudo temos feito e tudo continuaremos a fazer para sanar esses problemas que tantas dificuldades têm criado, quer aos soldados da paz, quer à autarquia”, afirmou.

Sérgio Varela, salientou que a AHBVS, cuja missão é “servir a população”, vive com as “dificuldades reconhecidas a qualquer instituição de solidariedade sem fins lucrativos” e agradeceu o apoio financeiro e logístico prestado por algumas instituições, destacando a Câmara Municipal, a União das Freguesias de Setúbal e as juntas de freguesia de Azeitão, de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra e do Sado.

Considerou que a Escola de Cadetes e Infantes da AHBVS, frequentada por jovens com idades entre os 8 e os 17 anos, é “uma aposta ganha”, porque há um ano foi apresentada com 30 alunos e agora continua a ter o mesmo número, depois de ter acolhido seis novos para o lugar de outros seis que passaram a recrutas, com a imposição de insígnias de estagiário na cerimónia de aniversário da associação.

Em representação da Liga dos Bombeiros Portugueses, o comandante Clemente Mitra, alertou que, “se não for alterado na especialidade”, o Orçamento de Estado de 2025 “vai ser uma catástrofe” para os bombeiros voluntários, porque haverá apenas mais um milhão e 400 mil euros a dividir por 464 associações humanitárias, o que dá “mais 300 a 350 euros por mês” a cada uma.

Clemente Mitra recordou que uma associação como a AHBVS tem 80 funcionários e o ordenado mínimo vai aumentar 50 euros – “é pena que não suba mais, os bombeiros merecem isso” –, o que resulta em mais quatro mil euros mensais de despesa fixa. “Se a associação hoje está mal e necessita de ajuda, no próximo ano vai estar bem pior se não houver as ajudas necessárias”.

Apelou à união e considerou que os partidos “não sabem o que pretendem dos bombeiros”, sublinhando que os voluntários “não têm uma carreira, nem os que são assalariados”.

 

Fonte/Foto: CM Setúbal

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
O ‘TIJOLO’ ESTÁ DE REGRESSO?
8/04/2025
Caminhadas à descoberta da Arrábida estão de volta no mês de maio
8/04/2025
‘Setúbal das Salinas’ eleita a Grande Marcha Popular 2025
8/04/2025
São Sebastião em debate sobre trabalhos realizados na freguesia
7/04/2025
Última preparação da Seleção da AF Setúbal Futebol Feminino
7/04/2025
Radares da PSP Setúbal | abril 2025
4/04/2025
União das Freguesias de Setúbal com investimento de 29 milhões de euros
4/04/2025
Dupla do GD Alfarim no Campeonato do Mundo FIFA Seychelles
3/04/2025