Em
Setúbal Informação

2023/01/11

CDU de Setúbal vai pedir prorrogação do prazo para aceitar Ação Social

Concelho

Proposta que solicita adiamento até 3 de abril vai ser apreciada em reunião de Câmara.

O executivo CDU, que gere a Câmara de Setúbal, quer solicitar ao Governo a prorrogação do prazo da aceitação da descentralização de competências na área da Ação Social, até 3 de abril deste ano. Antes de ser enviado, este pedido vai ser apresentado e votado em próxima reunião de câmara e, se aprovado, posteriormente, discutido em Assembleia Municipal.

Esta transferência de competências do Governo deveria ter iniciado a 1 de janeiro deste ano, mas ainda em 2022 a Câmara e Assembleia Municipal de Setúbal decidiram pedir o adiamento do assumir dessa responsabilidade na sequência do “reconhecimento por parte do Governo de que existem problemas que é preciso aprofundar neste domínio”, lembra o presidente da Câmara, André Martins.

O processo de descentralização de competências do Governo, na área da Educação, Saúde e Ação Social para as autarquias tem levantado questões por parte de autarcas em matéria do pacote financeiro e meios que deverá acompanhar estas transferências; é o que tem acontecido em Setúbal.

“Estamos a acompanhar o processo, esperamos que essas situações sejam alteradas para então assinarmos os autos de transferência e assumir em pleno essa responsabilidade. Naturalmente que isso implica a atribuição das necessárias competências financeiras quanto aos custos a assumir pela Câmara Municipal”.

Para o presidente não há qualquer dúvida de que as autarquias, pela proximidade com as populações, conseguem gerir melhor algumas áreas que o Poder Central, mas vinca que estas responsabilidades “têm de ser compensadas” em termos financeiros. Caso contrário, a Câmara Municipal “perde capacidade de intervenção nas competências que já tem”, alerta André Martins.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Novo espetáculo Commedia à La Carte com sessões quase esgotadas
30/01/2026
Policiais da GNR de Setúbal apreendem 684 peças por contrafação
30/01/2026
Palestra “Vida e morte das freiras clarissas do Convento de Jesus” decorre este sábado
29/01/2026
Executivo de Setúbal avalia danos provocados pela tempestade Kristin
29/01/2026
Município de Setúbal reúne com associações de pais
28/01/2026
Agravamento das condições meteorológicas devido à depressão KRISTIN
28/01/2026
Fundação Federação Portuguesa de Futebol entrega prémio à AF Setúbal
27/01/2026
UE COM RUMO BEM DEFINIDO?
27/01/2026