As comemorações 51 anos do 25 de Abril em Setúbal incluem três grandes concertos musicais, com Slow J, Carolina Deslandes e Carlão, em diferentes pontos do concelho, no âmbito de um vasto programa cultural promovido pelo município com parcerias.
O espetáculo do cantautor Slow J, no dia 24, às 22h00, no Largo José Afonso, é um dos pontos altos das comemorações deste ano, integradas no projeto Venham Mais Vinte e Cincos, que a Câmara Municipal de Setúbal criou para celebrar os 50 Anos do 25 de Abril, entre 2022 e 2025, envolvendo juntas de freguesia e movimento associativo.
No concerto, que antecede um espetáculo de fogo de artifício na Doca dos Pescadores, à meia-noite, para a anunciar a chegada do Dia da Liberdade, o luso-angolano, nascido em Setúbal, interpreta temas do álbum “Afro Fado”, de 2023, que causou um efeito cultural e comercial sem precedentes em Portugal.
Além de ser o disco português mais ouvido de sempre nas primeiras 24 horas após o lançamento e de ter ocupado a oitava posição no top Debut Global do Spotify, “Afro Fado” levou o músico setubalense a esgotar duas vezes a lotação máxima da Altice Arena nos concertos de apresentação ao público.
Já “Tata”, primeiro tema do álbum, foi a música mais ouvida em Portugal, em 2024, na plataforma Spotify.
No dia 25, às 22h00, é a vez de Carolina Deslandes subir ao palco no recinto do Mercado Mensal de Azeitão, a que segue novo espetáculo de fogo de artifício, à meia-noite.
A cantora portuguesa alcançou com “Casa”, de 2018, entrada direta no primeiro lugar do Top nacional de vendas, com o disco a ser o que mais vendeu na semana de estreia.
Além de ter esgotado os coliseus de Lisboa e do Porto, em 2022, tornou-se a primeira cantora pop portuguesa a atuar em nome próprio na Altice Arena.
O programa musical das comemorações locais do 25 de Abril tem outro ponto alto, no a 26, às 22h00, na Herdade da Mourisca, com um concerto do rapper e letrista português Carlão, fundador da banda Da Weasel.
Carlão interpreta os maiores sucessos a solo, como “Os Tais”, “Bandida” e “Assobia para o Lado”, além de novos temas originais “1986” e “A Maior Traição”, num concerto acompanhado de DJ Glue, Alfredo Costa (voz), Nuno Espírito Santo (baixo), Paulo Borges (teclas) e Rui Berton (bateria).
Fonte/Foto: CM Setúbal