A Câmara Municipal de Setúbal vai iniciar a construção de uma rotunda provisória na Praia da Figueirinha para otimizar o fluxo rodoviário naquela concorrida zona balnear da Arrábida, operação que motiva, a partir de dia 12 de abril, condicionamentos de trânsito no local.
A obra é executada pelos serviços operacionais do município e consiste na execução de uma rotunda de caráter provisório nas imediações da zona de acesso ao parque de estacionamento poente, com o objetivo de otimizar o fluxo de tráfego, sobretudo na época de verão, em que se regista maior afluência.
Com a construção da infraestrutura fica garantida maior fluidez de trânsito, em particular, quando a lotação dos parques de estacionamento existentes na Praia da Figueirinha é atingida, garantindo-se, assim, melhores condições de mobilidade e de segurança aos utilizadores desta concorrida zona balnear.
Desta forma, não havendo disponibilidade nos parques, com uma capacidade total de cerca de 240 lugares, os automobilistas não precisam de entrar nestas zonas de estacionamento, podendo inverter o sentido de circulação e procurar outras soluções de parqueamento, evitando-se, assim, filas e estrangulamentos.
No que respeita à obra, os trabalhos contemplam a demolição de separadores viários, a remoção de um poste de iluminação pública e a preparação do terreno para execução da nova rotunda, executada em regime provisório enquanto não avança uma intervenção de requalificação mais abrangente no local, já em projeto.
O caráter provisório da rotunda, com balizas flexíveis e sinalização vertical e horizontal, é também implementado em virtude dos condicionamentos físicos de circulação naquela estrada, e serve, em simultâneo, para testar esta nova solução de mobilidade de acesso à Praia da Figueirinha.
A execução destes trabalhos motiva, a parir de dia 12 de abril, e previsivelmente até dia 29 de abril, o condicionamento rodoviário, com estreitamento de via, no troço compreendido entre os dois parques de estacionamento, pelos quais é garantida uma alternativa de circulação, indicada por sinalização temporária.
Fonte/Foto: CM Setúbal