O presidente da Câmara Municipal, André Martins, manifestou em 27 de novembro ao ministro da Educação, Fernando Alexandre, a necessidade de construir uma escola secundária que sirva Azeitão e um conjunto de preocupações sobre o funcionamento dos estabelecimentos de ensino em Setúbal.
No final da reunião realizada no Ministério da Educação, na qual esteve acompanhado pela vice-presidente da autarquia, Carla Guerreiro, e pelo presidente da Câmara de Sesimbra, Francisco Jesus, André Martins disse que houve a “oportunidade de comunicar um conjunto de situações” que preocupam “relativamente ao funcionamento dos estabelecimentos de ensino” no concelho de Setúbal.
“Em particular, salientámos preocupação relativamente à requalificação e construção de novas escolas que foram transferidas do Ministério da Educação para a Câmara Municipal”, afirmou o presidente da Câmara de Setúbal, destacando que abordou a necessidade de construção de uma escola nova de 2.º e 3.º ciclos para substituir a Escola Básica de Azeitão e a “futura escola secundária para os alunos de Azeitão”.
Esta questão motivou a presença de Francisco Jesus no encontro, no qual os dois autarcas apresentaram, em conjunto, “os dados” e as suas “perspetivas” sobre “a necessidade de construir uma nova escola secundária para servir os alunos de Azeitão e também da Quinta do Conde”, freguesia do município de Sesimbra.
“O senhor ministro manifestou a disponibilidade para fazer esse estudo e até a disponibilidade para, dentro de um ou dois meses, visitar a Quinta do Conde e Azeitão para se inteirar melhor desta realidade”, sublinhou André Martins.
O presidente da Câmara Municipal de Setúbal notou que, embora não tenha havido qualquer decisão, na reunião com o ministro da Educação houve “uma abertura e uma disponibilidade” para se continuar “a trabalhar no sentido de vir a viabilizar a construção dessa escola que sirva definitivamente as aspirações das populações de Azeitão”.
Fonte/Foto: CM Setúbal