Em
Setúbal Informação

2025/08/13

Embarcações engalanadas recebidas em Troia nas celebrações da Nª Srª do Rosário

Freguesias

Dezenas de embarcações engalanadas participaram no dia 11 de agosto, no círio fluvial entre a Caldeira de Troia e Setúbal, que encerrou os seis dias das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia e foi recebido em festa na zona ribeirinha da cidade.

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, acompanhou a imagem da santa padroeira dos pescadores a bordo da traineira Filipe e Pedro, na companhia dos presidentes das juntas de freguesia do Sado, de São Sebastião e de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra e da União das Freguesias de Setúbal, Marlene Caetano, Luís Matos, Luís Custódio e Fátima Silveirinha, respetivamente.

Com cerca de duas horas de duração, o círio fez uma breve paragem em frente ao Hospital Ortopédico do Outão, para ser dada bênção, a partir do rio, aos doentes ali internados, e foi testemunhado por milhares de pessoas nas praias de Albarquel e da Saúde e na zona ribeirinha de Setúbal até à zona da doca de recreio das Fontainhas.

No domingo, 10 de agosto, André Martins tinha passado a manhã na Caldeira de Troia, onde assistiu à missa celebrada pelo padre Casimiro Henriques, pároco de São Sebastião, e participou na procissão pela praia que se lhe seguiu, acompanhado pela vice-presidente da Câmara, Carla Guerreiro, pela vereadora Rita Carvalho e por Luís Matos e Fátima Silveirinha.

Após as cerimónias religiosas, o presidente da Câmara salientou que “as tradições e a cultura são muito importantes para Setúbal” e disse que os autarcas estão “empenhados em acompanhar, em promover e em divulgar estas tradições” e a comunidade setubalense.

“Esta é também uma forma de participarmos na promoção e na defesa dos valores da nossa cultura setubalense. Vamos continuar, naturalmente, a promover estas iniciativas e sempre ao lado desta comunidade de pescadores”, afirmou.

Um tríduo em honra de Nossa Senhora, nos dias 6, 7 e 8 de agosto, na Igreja de São Sebastião, deu início às festividades, organizadas pela Comissão de Festas de Nossa Senhora de Troia, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, da União das Freguesias de Setúbal e das juntas de freguesia de São Sebastião e do Sado, entre outros.

Na tarde de 9 de agosto foi celebrada uma missa por alma dos marítimos falecidos e seus familiares, na Igreja de São Sebastião, local de onde depois saiu a procissão para Troia, acompanhada da banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense e da Banda Musical Charranga, de Sarilhos Grandes. À noite, já em Troia, houve uma procissão de velas pela praia, seguindo-se um baile e arraial com o vocalista João Carlos.

 Em 10 de agosto, a manhã foi preenchida com uma missa e procissão pela praia, acompanhada pela Banda Musical Charranga, e à tarde houve divertimentos na praia e um concurso de barcos engalanados que iriam participar no círio fluvial. À noite teve lugar um baile e arraial com o vocalista André Patrão.

O último dia de festejos, a 11 de agosto, começou com uma missa por alma dos marítimos falecidos e seus familiares, tendo a manhã sido ainda destinada para divertimentos na praia e para a entrega de prémios do concurso de barcos engalanados.

O círio fluvial de regresso a Setúbal, um dos momentos mais emocionantes das festas, começou cerca das 17h00, com milhares de pessoas nas praias urbanas e na frente ribeirinha da cidade a receberem o cortejo de barcos que transportou a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Troia.

Na noite de 7 de agosto, quinta-feira, Setúbal prestou homenagem às Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia, numa celebração que reuniu religião, tradição e cultura popular na zona da Doca dos Pescadores.

Promovida pela Câmara Municipal, União das Freguesias de Setúbal, Junta de Freguesia de São Sebastião, Comissão de Festas de Nossa Senhora de Troia e Paróquia de São Sebastião, a homenagem contou com espetáculos de música popular e fado, a oração do terço, a Mostra de Saberes e Sabores de Setúbal, com 18 bancas de artesanato e produtos regionais, e uma exposição de fotografias antigas sobre as festas.

O conjunto típico “Os Amigos do Xico da Cana” atuou ao início da noite, antes de ser recitado o terço junto da estátua de Nossa Senhora de Troia, numa cerimónia religiosa presidida pelo padre Casimiro Henriques, e de Ramiro Sousa Costa cantar o fado, acompanhado por Custódio Magalhães, na guitarra portuguesa, e Vítor Pereira Jr., na viola de fado.

Na Doca dos Pescadores marcaram presença o presidente da Câmara Municipal, André Martins, a vice-presidente Carla Guerreiro e a vereadora Rita Carvalho, bem como os presidentes da Junta de Freguesia de São Sebastião e da União das Freguesias de Setúbal, Luís Matos e Fátima Silveirinha.

 

Fonte/Foto: CM Setúbal

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Radares de Velocidade | Setúbal | fevereiro 2026
3/02/2026
Maria das Dores Meira visita Alcácer do Sal para manifestar apoio
2/02/2026
Proteção Civil de Setúbal alerta a população sobre agravamento das condições atmosféricas
2/02/2026
Novo espetáculo Commedia à La Carte com sessões quase esgotadas
30/01/2026
Policiais da GNR de Setúbal apreendem 684 peças por contrafação
30/01/2026
Palestra “Vida e morte das freiras clarissas do Convento de Jesus” decorre este sábado
29/01/2026
Executivo de Setúbal avalia danos provocados pela tempestade Kristin
29/01/2026
Município de Setúbal reúne com associações de pais
28/01/2026