A Associação de Futebol de Setúbal realizou, na passada quinta-feira, no Fórum Cultural de Alcochete, a Cerimónia de Entrega de Placas e Diplomas às Entidades Formadoras Certificadas referente à época 2024/2025, com validade para 2025/2026. Foram 72 as entidades certificadas, um novo máximo no que respeita ao nosso universo associativo.
Perante uma plateia preenchida por cerca de duas centenas de representantes de clubes filiados e demais convidados institucionais, o evento organizado pela AF Setúbal foi um momento de especial afirmação daquilo que é a relevância do Processo de Certificação de Entidades Formadoras, no qual foi enaltecido todo o trabalho desenvolvido pelos emblemas envolvidos, em nome dos 13 concelhos do distrito.
Na qualidade de presidente da autarquia anfitriã da cerimónia, Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal de Alcochete, não pode estar presente, mas relevou, através de um registo em vídeo, a importância de uma cerimónia que “privilegia todas as entidades e clubes que primam, sobretudo, pela formação, com a atribuição destes certificados”.
O edil alcochetense afirmou ser “motivo de orgulho” acolher a realização da iniciativa e saudou todos os clubes distinguidos, numa especial saudação aos emblemas locais, por um reconhecimento que reflete o trabalho, esforço e dedicação em prol de uma honrosa certificação.
Em nome da Associação de Futebol de Setúbal, o presidente da Direção Francisco Cardoso, encetou o discurso institucional com um reconhecido agradecimento à Câmara Municipal de Alcochete pela cedência do fórum municipal e por toda a colaboração evidenciada pela autarquia, essencial para a realização do evento.
O líder diretivo da AF Setúbal, ao reconhecer, igualmente, o apoio regular e determinante de todas as autarquias do distrito aos clubes filiados em prol do desenvolvimento desportivo, não hesitou em manifestar toda a solidariedade institucional para com todos quantos têm sido atingidos pelas intempéries que se têm feito sentir, não só nosso distrito, mas em todo o País.
No seguimento da intervenção, Francisco Cardoso, que deixou uma palavra de agradecimento à Federação Portuguesa de Futebol, representada pelo presidente Pedro Proença, pelo apoios dedicados aos clubes associações distritais os quais deseja serem cada vez mais importantes em prol da formação, saudou todos os clubes filiados que foram distinguidos no âmbito do mais recente processo de certificação, elogiando o trabalho desenvolvido e empenho que se reconhece e cuja importância é determinante no âmbito do respetivo desenvolvimento da atividade desportiva.
O presidente associativo destacou o facto de o processo de certificação ter registado, no que respeita ao âmbito da AF Setúbal, um total de 72 entidades certificadas e reconhecidas pela FPF, mais 13 comparativamente com a época transata. “Um novo recorde” que Francisco Cardoso realçou, com especial entusiasmo, felicitando os clubes e enaltecendo o trabalho da subcomissão de certificação da AF Setúbal.
A concluir o leque de intervenções institucionais, Pedro Proença, presidente da FPF, afirmou que "Portugal é o País do Futebol e Setúbal um berço do talento! Um distrito de clubes históricos, jogadores e treinadores míticos. Hoje é dia de celebrar esse sucesso", disse o presidente federativo na ocasião, sublinhando que Setúbal não foge ao aumento de candidaturas que se verificou na última temporada.
"Noventa e três por cento por dos Clubes que se candidataram, são hoje certificados e reconhecidos como Centros Básicos de Formação de Futebol e Futsal".
Fonte/Foto: AF Setúbal