Um círio fluvial entre Setúbal e Troia é um dos pontos altos das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia, que este ano têm como novidade uma noite de homenagem à padroeira, no dia 7 de agosto, na Doca dos Pescadores.
Como homenagem à tradição festiva e à forte ligação da cidade à devoção popular, a Comissão de Festas de Nossa Senhora de Troia, em articulação com a Câmara Municipal de Setúbal, a União das Freguesias de Setúbal e as juntas de freguesia de S. Sebastião e do Sado, promove um programa especial dedicado à padroeira.
O programa tem lugar antes das Festas, no dia 7 de agosto, entre as 18h00 e a meia-noite, na Doca dos Pescadores, incluindo uma mostra de saberes e sabores locais, com a presença de artesãos e produtores da região e uma exposição de fotografias antigas das festas.
Às 19h00 atua o conjunto típico “Os Amigos do Xico da Cana”, às 20h30 há uma recitação do terço junto da estátua da padroeira, seguindo-se, às 21h30, um espetáculo de fado.
A imagem de Nossa Senhora do Rosário de Troia, que habitualmente participa nas Festas, está presente no recinto entre as 21h00 e a meia-noite.
As celebrações em Troia têm início no dia 9 de agosto, com alvorada às 08h00. À tarde, às 15h00, realiza-se uma missa de homenagem aos marítimos falecidos e respetivos familiares, na Igreja de S. Sebastião, de onde parte, às 15h45, a procissão para Troia, acompanhada pela banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense e pela Banda Musical Charranga, do Montijo.
À noite, em Troia, decorre, às 21h30, uma procissão de velas na praia, seguida de baile com atuação do vocalista João Carlos.
No dia 10, às 10h30, realiza-se uma missa com procissão pela praia, novamente com acompanhamento musical da banda Charranga. Durante a tarde, às 16h00, há divertimentos na praia, seguidos, às 17h00, por um concurso de barcos engalanados.
O arraial noturno inclui baile com o vocalista André Patrão, às 22h00, e espetáculo pirotécnico à meia-noite.
O último dia das festividades, 11 de agosto, começa com missa às 10h00 e prossegue com animação na praia, às 11h00, e a entrega de prémios do concurso de barcos engalanados, às 11h30.
O círio fluvial de regresso a Setúbal, um dos momentos mais emotivos das festas, está previsto para as 16h30, com a imagem da padroeira transportada de barco, num cortejo recebido por centenas de pessoas na frente ribeirinha da cidade.
Fonte/Foto: CM Setúbal