A Câmara Municipal de Setúbal apresentou no dia 29 de abril num evento europeu, realizado no âmbito do projeto Uniting Routes, as boas práticas ambientais e as soluções inovadoras que desenvolve para fazer face aos desafios climáticos.
A sessão “Rotas Europeias: Sustentabilidade e Boas Práticas”, realizada online, reuniu cidadãos e representantes dos municípios de Setúbal (Portugal), Angri, San Felice a Cancello e Santa Maria a Vico (Itália), Montserrat e Caspe (Espanha) e Vlore (Albânia), os quais participam no projeto Uniting Routes, com financiamento da União Europeia, destinado ao reforço da cooperação entre cidades europeias na promoção da sustentabilidade, economia circular e participação cidadã.
O encontro, com transmissão a partir de Caspe, que contou com a participação da chefe do Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Emergência Ambiental do município de Setúbal, Cristina Coelho, destacou projetos locais de sustentabilidade e incentivou o debate sobre políticas ambientais, com o objetivo de promover a troca de experiências e explorar possíveis apoios comunitários para a implementação de medidas de mitigação.
A Câmara Municipal de Setúbal apresentou as boas práticas desenvolvidas no âmbito do compromisso que mantém com a construção de um futuro mais sustentável, de que é exemplo a elaboração do Plano Municipal de Ação Climática com uma centena de medidas que têm como objetivo reduzir 67.240 toneladas de emissões de dióxido de carbono até 2030.
A revisão do PDM assenta num modelo de ordenamento territorial que prioriza a infraestrutura verde e a urbanidade sustentável foram outros exemplos apontados, assim como a candidatura da Arrábida a Reserva da Biosfera, desenvolvida em parceria com os municípios de Palmela e Sesimbra que juntamente com Setúbal compõem o Território Arrábida.
No encontro, foi destacado o facto de Setúbal ter sido um dos primeiros municípios do país a implementar a recolha de biorresíduos, que, gradualmente, tem vindo a ser alargada a várias zonas do concelho.
As Hortas Urbanas das Amoreiras, espaço que promove a agricultura biológica e o uso sustentável de recursos, com 138 parcelas cultiváveis, e o projeto “Consciente(mente)!”, de promoção do voluntariado jovem, envolvendo 72 participantes em ações ambientais, são outros exemplos de boas práticas desenvolvidas pela Câmara Municipal de Setúbal.
Fonte/Foto: CM Setúbal