Em
Setúbal Informação

2025/10/07

Festa da Ilustração patente em diversos equipamentos culturais da cidade

Concelho

Perto de uma dezena de exposições de entrada gratuita estão patentes em diversos equipamentos culturais no âmbito da 11.ª Festa da Ilustração, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal.

Na abertura do evento, na noite de 3 de outubro, o vereador da Cultura, Pedro Pina, reiterou que a “Festa da Ilustração é um espaço de Liberdade e que confere essa mesma liberdade aos artistas, que, ano após ano, usam as paredes dos vários espaços e equipamentos municipais”.

A ilustradora Rachel Caiano, a convidada nacional deste ano, está na Galeria de Exposições da Casa da Cultura com “Viagens à Volta de uma Linha”, mostra patente até 30 de novembro, inspirada em dois dos mais recentes livros que ilustrou, “Roda Viva – A Menina e o Círculo”, que também é um espetáculo, e “A Casa das Coisas”.

A ilustradora revelou que a arte exposta nas paredes “segue uma linha e faz uma sequência de páginas, num caminho que não é linear com paisagens oníricas, em género de sonho”, enquanto a “floresta” de cartazes produzidos para o espetáculo “procura cativar uma maior interação” com os visitantes.

Já “Zona de Conforto”, da convidada estrangeira Yara Kono, revela-se, igualmente até 30 de novembro, no Espaço João Paulo Cotrim da Casa da Cultura. “Os livros são a minha zona de conforto e, raramente, exponho os originais. Trouxe os que achei mais interessantes, juntamente com alguns esboços.”

Depois da inauguração das mostras das duas convidadas desta edição, o dia 4 de outubro ficou marcado pela abertura das sete restantes exposições.

No espaço A Gráfica, a “Ilustração Portuguesa”, composta por uma seleção de trabalhos de ilustradores portugueses, de 2024 e de 2025, “marca a diferença ao fazer um retrato muito abrangente e qualificado daquilo que é o melhor que se faz na ilustração em Portugal”, referiu o vereador Pedro Pina.

O curador da Festa da Ilustração, José Teófilo Duarte, do atelier DDLX, parceiro da organização do evento, salienta a importância desta exposição, que apresenta um conjunto de trabalhos que “foi muito mais selecionado do que em edições anteriores para mostrar o que de melhor se faz nesta arte no país”.

A exposição fica patente no espaço A Gráfica até 15 de novembro, com visitas sem marcação às quintas, sextas e sábados, das 15h00 às 18h00. Até à mesma data está disponível também, na Livraria Culsete, “Contos Cantados”, com trabalhos de André da Loba, Prémio Nacional da Ilustração 2025.

“O Cruciverbalista”, de Paulo Novo e Paulo Freixinho, patente no Museu do Trabalho Michel Giacometti, até 5 de janeiro, celebra os cem anos da atividade de criação de palavras cruzadas em Portugal, enquanto “Bug”, de André Ruivo, está disponível na Casa Bocage até 29 de novembro.

“Zé: Sempre o Mesmo”, mostra de Jorge Silva para homenagear os 150 anos de Rafael Bordalo Pinheiro, apresenta-se na Galeria Municipal do 11 até 6 de dezembro, com ilustrações do “Zé Povinho” no traço e criatividade de vários artistas.

Já “Vidas entre o Mar e a Terra”, projeto artístico de Evanthia Tsntila com Luís Tibério, de homenagem às comunidades piscatórias, ao trabalho multifacetado e à liberdade artística, está patente até 23 de novembro no Museu de Setúbal/Convento de Jesus.

A 11.ª Festa da Ilustração conta ainda com “Cartazes Ilustrados”, com um conjunto de cartazes cedidos pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, mostra disponível até dia 30, repartida entre as bibliotecas de Setúbal e de Azeitão, para comemorar o Dia Mundial do Livro e o Dia Internacional do Livro Infantil.

O programa inclui atividades paralelas, entre as quais a oficina “Viagens à Volta de uma Linha”, na Casa da Cultura, nos dias 7 e 8 de outubro, com sessões às 10h30 e às 14h30, por Cláudia Nóvoa e Rachel Caiano a partir do projeto artístico “Roda Viva – A Menina e o Círculo”.

A 11 de outubro, às 15h00, na Casa das Imagens Lauro António, há uma sessão de curtas-metragens de André Ruivo, seguida de conversa.

No dia 18, às 16h00, no espaço A Gráfica, é apresentado o livro “Mário e o Comboio da Liberdade”, de Nuno Saraiva e Adélia Carvalho, seguida de conversa, e, às 18h00, na Galeria Municipal do 11, é lançado o catálogo da exposição “Zé: Sempre o Mesmo”, pelo curador Jorge Silva.

 

Fonte/Foto: CM Setúbal

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
VAMOS VOTAR, CONHECEMOS CADA ROSTO
7/10/2025
Festa da Ilustração patente em diversos equipamentos culturais da cidade
7/10/2025
Visita guiada ao Cemitério de Nossa Senhora da Piedade a 18 de outubro
7/10/2025
Associação Cultural e Desportiva Juventude Azeitonense celebra 72 anos
6/10/2025
Casa da Cultura de Setúbal celebra 13 anos ao serviço das artes
6/10/2025
Radares da PSP | Setúbal | outubro 2025
3/10/2025
Município cede parcela de terreno para alargar creche da ACM
3/10/2025
PJ faz detenção por crime de incêndio em viaturas
2/10/2025