A Festa da Ilustração está de regresso a Setúbal, com a 11.ª edição a proporcionar, entre outubro e dezembro, perto de uma dezena de exposições, a par de uma oficina e de uma sessão de cinema, em vários espaços e equipamentos.
O evento cultural, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal com o atelier DDLX, abre a 3 de outubro, às 22h30, na Casa da Cultura, com exposições das ilustradoras Rachel Caiado e Yara Kono, patentes até 30 de novembro.
Rachel Caiado é a convidada nacional desta edição e está na Galeria de Exposições com “Salvar o Tempo”, enquanto Yara Kono, a convidada estrangeira, mostra no Espaço João Paulo Cotrim “Aqui é um Bom Lugar”.
No dia seguinte, a 4, a Festa da Ilustração reserva a abertura de mais seis exposições, a começar às 11h30, na Livraria Culsete, com “Contos Cantados”, de André da Loba, Prémio Nacional da Ilustração 2025, disponível até 15 de novembro.
Às 15h00, no espaço A Gráfica, trabalhos de ilustradores portugueses de 2024 e de 2025 fazem a “Ilustração Portuguesa”, aberta também até 15 de novembro, com visitas sem marcação às quintas, sextas e sábados, das 15h00 às 18h00.
Segue-se, às 16h00, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, “O Cruciverbalista”, de Paulo Novo e Paulo Freixinho, para celebrar 100 anos de palavras cruzadas em Portugal, mostra que se mantém até 5 de janeiro.
A Festa da Ilustração, que insiste em perguntar se “É Preciso Fazer um Desenho?”, prossegue às 17h00, na Casa Bocage, com “Bug”, mostra de André Ruivo que fica patente até dia 29 de novembro.
“Zé: Sempre o Mesmo”, mostra de Jorge Silva para homenagear os 150 anos de Rafael Bordalo Pinheiro, apresenta-se na Galeria Municipal do 11 a partir das 18h00, ficando disponível ao público até 6 de dezembro.
Ainda neste dia, às 19h00, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, abre a exposição “Vidas entre o Mar e a Terra”, um projeto artístico de Evanthia Tsntila com Luís Tibério para homenagear as comunidades piscatórias, patente até 23 de novembro.
A nível de exposições, a Festa da Ilustração conta ainda com “Cartazes Ilustrados”, com um conjunto de cartazes cedidos pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.
Esta mostra, repartida entre as bibliotecas de Setúbal e de Azeitão, para comemorar o Dia Mundial do Livro e o Dia Internacional do Livro Infantil, está disponível entre os dias 4 e 30 de outubro.
O programa da edição deste ano inclui ainda duas atividades paralelas a oficina “Viagens à Volta de uma Linha”, na Casa da Cultura, a 7 e 8 de outubro, com sessões às 10h30 e às 14h30.
Trata-se uma atividade dinamizada por Cláudia Nóvoa e Rachel Caiano a partir do projeto artístico “Roda Viva – A Menina e o Círculo”, para famílias e alunos do primeiro e do segundo ciclos, com inscrições na Casa da Cultura.
A Festa da Ilustração reserva ainda, no dia 11, às 15h00, na Casa das Imagens Lauro António, uma sessão de curtas-metragens de André Ruivo, seguida de conversa com este ilustrador, José Vítor Malheiros e José Teófilo Duarte.
Fonte/Foto: CM Setúbal