Em
Setúbal Informação

2025/05/20

Freguesia de Azeitão conhece novas soluções para reforço da mobilidade

Freguesias

A proposta com novas soluções de mobilidade para a Urbanização das Várzeas e envolvente da Escola Básica de Azeitão, em Vila Nogueira, foi apresentada na noite de 19 de maio em reunião com a população.

Na sessão, realizada na Biblioteca de Azeitão, a Câmara de Setúbal e a Junta de Freguesia deram a conhecer o estudo final para melhoria de mobilidade urbana, o qual resultou de necessidades auscultadas no âmbito do programa municipal de cidadania “Ouvir a População, Construir o Futuro”.
A proposta, enriquecida com contributos de um grupo de trabalho constituído para este projeto, altera sentidos de trânsito na urbanização das Várzeas e na envolvente da EB de Azeitão, de 2.º e 3.º ciclos, para promover melhores condições de circulação e segurança rodoviária e pedonal, mais estacionamento e ordenamento do espaço público.
No caso da urbanização das Várzeas, a proposta de melhoria de mobilidade passa pela alteração do atual esquema de trânsito, ficando, em traços gerais, as vias exteriores do bairro, a par das distribuidoras, com dois sentidos de circulação enquanto nas vias interiores o tráfego passa a ser feito apenas num sentido.
Trata-se de arruamentos com perfis muito estreitos, com dificuldades de trânsito, pelo que a solução passa por “sentidos únicos de circulação no miolo da urbanização e dois sentidos nas vias distribuidoras exteriores”, esclareceu o chefe da Divisão de Mobilidade e Transportes da Câmara Municipal de Setúbal, José Miguel Madeira.
Nesta perspetiva, ficam com dois sentidos de trânsito as ruas Francisco Salgado Zenha, Dr. Luís Sá, Poente das Várzeas, General Humberto Delgado, enquanto nas ruas Francisco Sá Carneiro, Dr. Raul Rego, Dr. Emídio Guerreiro, Dias Lourenço, Dr. Álvaro Cunhal, Dr. Fernando Vale e Coronel Carlos Fabião o trânsito é feito num único sentido.
Já na zona envolvente da EB de Azeitão, também em Vila Nogueira, a proposta é implementada com o objetivo de resolver conflitos de circulação na envolvente da escola, sobretudo aquando de chegadas e saídas de alunos, num bairro azeitonense já consolidado.
Assim, tal como na urbanização das Várzeas, numa resposta direta a necessidades auscultadas em proximidade com a população, a ideia é tornar a circulação na envolvente da escola num único sentido de circulação, concretamente nas ruas de Marat Belo Godinho e de António Maria de Oliveira Parreira.
A vereadora do Urbanismo, Rita Carvalho, sublinhou que os espaços urbanos não estão preparados para as atuais necessidades de mobilidade, situação ainda mais vincada na urbanização das Várzeas, que teve origem numa AUGI – Área Urbana de Génese Ilegal, pelo que se procura “adotar as soluções possíveis”.
A autarca afirmou que o dinamismo dos territórios constitui um desafio constante à gestão autárquica. “Há sempre muita coisa a fazer. A proximidade com os munícipes é uma mais-valia deste processo de participação pública [Ouvir a População, Construir o Futuro] que melhor serve a todos.”
A mesma ideia foi partilhada pela presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, ao sublinhar que este e outros processos de transformação qualificadora do território “resultam de um trabalho participativo que aproxima o Poder Local das populações”.
Além da apresentação das propostas de reforço de mobilidade no território azeitonense, o plenário, no qual participou a vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, proporcionou a oportunidade de ouvir preocupações da população nesta e noutras matérias, em que se incluiu transportes públicos, limpeza e higiene urbana.


Fonte/Foto: CM Setúbal
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Freguesia de Azeitão conhece novas soluções para reforço da mobilidade
20/05/2025
Feira Náutica juntou três dezenas de embarcações
20/05/2025
Município de Setúbal saúda Vitória pela conquista do título
19/05/2025
Atos de violência contra agentes de arbitragem da AF Setúbal
19/05/2025
Associação de Acordeonistas de Portugal assinala aniversário com dança
16/05/2025
Projetos sociais apoiados pelo PRR em encontro metropolitano
16/05/2025
Autarquia promove ciclo de conferências e iniciativas sobre Diálogo Intercultural
15/05/2025
GNR apreende mais de 600 quilos de amêijoa-japonesa
15/05/2025