Em
Setúbal Informação

2025/11/05

Freguesia de Manteigadas vai ter novo Pavilhão Desportivo

Freguesias

A construção do Pavilhão Desportivo das Manteigadas, freguesia de S. Sebastião, dá cumprimento aos objetivos municipais no âmbito da expansão, em número e qualidade, da rede municipal de equipamentos desportivos.

Este equipamento atinge os principais objetivos definidos na estratégia municipal de crescimento de infraestruturas desportivas no concelho, contemplando um espaço destinado ao treino desportivo nas diferentes modalidades que se enquadrem na área útil a implementar, bem como ao ensino da educação física curricular e à prática das atividades de desporto escolar.

Este novo pavilhão desportivo está pensado para uma prática regular da ginástica de alto rendimento, com a colocação permanente de equipamentos para essa prática, sendo que, nos períodos complementares às atividades escolares, as instalações darão resposta à promoção de outras funcionalidades como a prática das atividades físicas e desportivas para a população, através do movimento associativo desportivo do concelho.

Estas instalações serão totalmente acessíveis a pessoas com deficiência e mobilidade condicionada.

O terreno situa-se nas Manteigadas, na zona nascente do concelho, confrontando a norte com o Parque de Sant’Iago, a nascente com o Pavilhão Municipal das Manteigas e Centro de Exames IMT, a poente com a Piscina Municipal das Manteigadas e a Sul com a Avenida Emídio Graça.

A área de intervenção, atualmente uma área verde, manter-se-á aberta para o terreno circundante após a intervenção, ocupando o edifício praticamente todo o espaço disponível. Tratando-se de uma área consolidada do ponto de vista urbanístico, apostou-se na manutenção dos acessos viários e espaços de circulação pedonal, sendo que apenas foi retirada a fila de estacionamento localizada a sul da área de intervenção de forma a permitir uma implantação do edifício que cumprisse o estipulado pelo Programa Preliminar. Por outro lado, é proposta a conversão de três lugares de estacionamento existentes em dois de mobilidade condicionada, reforçando a acessibilidade universal desta intervenção.

Desta forma, conseguiu-se garantir a acessibilidade a pessoas e viaturas de emergência apoiando-se na rede viária já existente. Por outro lado, para a acessibilidade a cargas e descargas foi necessário prever uma comunicação lateral na parede oriental do pavilhão, introduzindo-se um “cais de carga e descarga” desnivelado, possibilitando o transporte de grandes volumes desde as traseiras do existente Pavilhão Municipal das Manteigadas, numa cota mais baixa, para o interior da área desportiva, de forma simples e direta.

Uma vez que a área de intervenção tem uma diferença altimétrica considerável na sua lateral sul, por onde o Programa Preliminar estabelece que deverá ser o acesso principal, o edifício foi implantado numa cota intermédia, minimizando a morosa e dispendiosa movimentação de terras. Desta forma, para vencer a diferença de cota entre o pavimento exterior e a entrada no edifício, foi introduzido um conjunto de três degraus que desenham um átrio exterior coberto, e uma pequena rampa com 6% de inclinação, salvaguardando as necessidades de pessoas de mobilidade reduzida.

Com o intuito de harmonizar a solução desenvolvida com o espaço urbano circundante, mas reforçando a individualidade deste novo edifício face aos equipamentos que o circundam, apostou-se em volumes simples e claros, procurando criar-se uma coerência de linguagem arquitetónica que se transpõe para os materiais usados e as suas cores, como é possível verificar nas imagens tridimensionais em anexo. Ainda assim, introduziu-se uma solução de revestimento singular, dotando o edifício de uma imagem forte e marcante, que seja reflexo da sua identidade, salvaguardando simultaneamente uma relação permanente com a envolvente e conforto da utilização dos seus diferentes espaços.

Considera-se que, globalmente, as soluções encontradas permitem que a edificação proposta se estabeleça como um ponto de interesse preponderante na sua envolvente, contribuindo para a valorização de toda a zona circundante.

Para o desenvolvimento da solução proposta, tomou-se como ponto de partida a necessidade de separação das circulações entre os diferentes tipos de utilizadores do edifício, nomeadamente o público visitante e os praticantes ou funcionários.

Desta forma, ao entrarmos no edifício pelo seu acesso principal, somos recebidos num átrio de dimensões generosas e com entradas de luz zenital, que inclui uma área de receção, instalações sanitárias separadas por sexo e instalações técnicas, e que funciona como rótula dos vários percursos internos, sendo a articulação de todo o edifício feita a partir deste espaço. Por ele, o utilizador é encaminhado de forma orgânica e natural para a sua área respetiva, conforme o intuito da sua visita.

Desta forma, através deste átrio e entrando na área do Pavilhão Desportivo, encontramos um segundo átrio, por onde podemos aceder à área de bancada de 200 lugares ou, virando à direita, encontrar umas escadas que direcionam para a comunicação entre este novo edifício e o atual Pavilhão Municipal das Manteigadas, no seu corredor interno junto aos balneários. Esta ligação entre os dois edifícios será apenas coberta, tal como previsto no Programa Preliminar, de forma a não impossibilitar a circulação em volta do Pavilhão Municipal das Manteigadas.

Por outro lado, do átrio de entrada podemos também aceder a um corredor de circulação que será maioritariamente utilizado pelos atletas que visitem este espaço, assumindo-se enquanto parte essencial para a vocação desportiva do pavilhão, dando-nos acesso às áreas mais “privadas” do seu funcionamento. Assim, através dele encontramos a Sala de Reuniões, os dois Balneários para Árbitros, as duas áreas de Balneários para atletas, o espaço do Apoio Médico, e uma ligação direta ao exterior.

Para cada um dos Balneários dos Atletas, é proposta uma configuração com uma área central comum de Instalações Sanitárias e Zona de duches, e duas áreas de vestiário nas suas laterais, permitindo que, simultaneamente, um dos vestiários possa estar a ser usado para os atletas se equiparem, enquanto no outro os atletas tomam banho e se vestem para sair.

Na área do Pavilhão Desportivo propriamente dito, para além dos vários equipamentos e delimitações de área estipuladas pelo Programa Preliminar, encontramos ainda o acesso à Arrecadação, ao Cais de Cargas e Descargas exterior e à comunicação com o Pavilhão Municipal das Manteigadas – permitindo que este acesso seja feito de forma independente.

Toda a área útil do edifício é acessível e de franca mobilidade, segundo os termos definidos no DL 163/2006 de 8 de agosto.

 

Fonte/Foto: CM Setúbal

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Clubes do distrito de Setúbal travados nas Taças de Portugal
27/11/2025
Município promove campanha solidária de Natal
27/11/2025
Festa do Cinema Francês está de regresso a Setúbal esta quinta-feira
26/11/2025
Projeto do Refúgio Climático da Várzea é apresentado pelo Município a 26 de novembro
26/11/2025
“UM ERRO” NA ALEMANHA OU CORRUPÇÃO?
25/11/2025
Bairro Santos Nicolau em obras de repavimentação de vários arruamentos
25/11/2025
Capricho Setubalense celebra 158 anos em benefício da cultura
25/11/2025
Árvores em situação precária retiradas do público em Vanicelos
24/11/2025