O presidente da Câmara Municipal, André Martins, destacou, no dia 25 de maio, nas comemorações do 40.º aniversário do Núcleo de Setúbal da Associação de Especialistas da Força Aérea, a importância das organizações que se dedicam a salvaguardar as tradições e valores.
“É com muito orgulho que temos aqui este núcleo, como tantas outras organizações representativas de tantas formas de salvaguardar as tradições, os valores, e com isso contribuir para um futuro melhor”, disse o presidente da Câmara, sublinhando que “as organizações que se constituem no sentido do convívio, da fraternidade”, têm como “grande objetivo” fazer com que as tradições “sejam transmitidas a gerações futuras”.
O autarca afirmou que essa transmissão das tradições entre gerações permite “que a comunidade nacional tenha recordação do que foram os tempos, a história e o passado” de Portugal. “Porque acho que, de uma maneira geral, todos nos orgulhamos deste país”, notou.
André Martins, que deixou a oferta de uma imagem de José Afonso com o poema “Venham Mais Cinco”, desejou ao Núcleo de Setúbal da Associação de Especialistas da Força Aérea (AEFA) que “continue por muitos anos” e adiantou que irá “procurar fazer com que algumas situações melhorem um pouco relativamente a alguns aspetos” que lhe foram referidos durante o almoço de aniversário.
O presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos, congratulou-se por o núcleo ter sede na freguesia e notou que a “forma de estar” dos seus membros em convívio e nas iniciativas da autarquia “é muito amistosa, muito carinhosa”.
Após sublinhar que “têm sido manifestamente úteis” o ofício que aprenderam e a experiência que adquiriram na Força Aérea, bem como a sua “transição para a vida civil”, Luís Matos notou que os membros do Núcleo de Setúbal da AEFA preocupam-se em transmitir valores às gerações mais jovens, “principalmente de respeito e de educação”.
O presidente direção nacional da AEFA, João Carlos Silva, congratulou o Núcleo de Setúbal pelo seu 40.º aniversário, período ao longo do qual, como frisou, os seus dirigentes e sócios têm “demonstrado uma enorme e valiosa dedicação à causa” da associação, “dignificando todos os especialistas junto das instituições e da sociedade em geral” e sempre com “forte sentimento de pertença” à Força Aérea Portuguesa.
O presidente do Núcleo de Setúbal da AEFA, Joaquim Condeço Marques, recordou a história do núcleo, desde a sua fundação, em 1985, passando pela cedência das instalações onde se encontra a sede, na Bela Vista, em 1987, e pela instalação de um avião da Força Aérea no largo contíguo, em 1994.
Um dos fundadores do Núcleo de Setúbal, Adelino Mósca, recordou que na sede são acolhidas “as novas gerações de especialistas” da Força Aérea, convive-se, partilham-se memórias e identidade e constrói-se o futuro.
O comandante da Base Aérea n.º 6 do Montijo, coronel Natalino Pereira, considerou, por seu lado, que “o dever de memória é muito importante” para a Força Aérea. “Faz todo o sentido que sintamos o presente, olhando para o passado e passando os ensinamentos ao futuro. Isso só faz sentido se a vossa experiência e o vosso saber se conseguir passar às gerações vindouras”.
Fonte/Foto: CM Setúbal