A educação para a saúde e a redução da ansiedade das crianças quando expostas ao contexto hospitalar estão em destaque em mais uma edição do Hospital dos Pequeninos, a realizar nos dias 5 e 6 de abril, no Cais 3 do Porto de Setúbal.
A iniciativa, promovida pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina, numa parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, pretende reduzir o medo e a ansiedade que as crianças sentem quando têm de ir a um hospital ou estão na presença de um profissional de saúde.
Nesta sétima edição em Setúbal, com o tema “No fundo do mar”, o espaço pode ser visitado nos dias 5 e 6 de abril, das 10h00 às 17h00, de forma gratuita, sendo dirigido a crianças dos 3 e os 10 anos, as quais devem comparecer na nave 2 do Cais 3 acompanhadas de bonecos para fazerem de pacientes, apresentando as mais variadas queixas.
Depois de aguardarem na sala de espera, os bonecos são levados pelas crianças para passarem pela triagem, onde são sujeitos a uma primeira observação, e posteriormente seguem para as várias especialidades médica, como patologia clínica, dentária e cirurgia.
Nesta edição, o Hospital dos Pequeninos apoia a associação Meninos de Oiro, que promove diversas iniciativas sociais com o objetivo de aprimorar as condições para o exercício da parentalidade.
O Hospital dos Pequeninos, que em Portugal já conta com 23 edições, foi iniciado pela European Medical Students Association, numa organização constituída por várias associações de estudantes de medicina no espaço europeu, e incluiu a participação de países como Suécia, Alemanha, Áustria, Croácia e Reino Unido.
Além de dar a conhecer diferentes valências hospitalar e promover hábitos e estilos de vida saudáveis, o projeto pretende ainda ser uma mais-valia para os estudantes universitários que acompanham as atividades, na medida em que estes também aprendem e começam a desenvolver formas de interação com as crianças num contexto hospitalar.
Fonte/Foto: CM Setúbal