Em
Setúbal Informação

2025/07/23

IHRU arranca com construção de 48 fogos de renda acessível em Setúbal

Concelho

O presidente da Câmara Municipal, André Martins, visitou no dia 22 de julho, a obra de construção dos primeiros 48 fogos de renda acessível dos mil que o IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana tem previsto edificar em Setúbal.

Acompanhado do presidente do IHRU, Benjamim Pereira, e da vereadora do Urbanismo na autarquia, Rita Carvalho, o presidente da Câmara esteve na obra em curso na Avenida Júlio Santos, a nordeste do Parque Verde da Bela Vista, onde estão a ser feitas as fundações de dois blocos de quatro andares com um total de 48 habitações das tipologias T1, T2 e T3.

O projeto integra a Estratégia Local de Habitação do concelho de Setúbal e surge na sequência de, em 2020, o município ter apresentado à então secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, um estudo urbanístico para ocupação dos terrenos do IHRU com construção de habitação por parte do instituto e da Câmara Municipal, neste caso nas áreas que lhe foram cedidas.

“É com muito gosto que nós recebemos o senhor presidente e a delegação do IHRU, numa altura em que já estão a decorrer as obras da nova construção. Têm vindo a ser desenvolvidos os projetos para agora já estarmos com obra no terreno”, disse o autarca.

André Martins afirmou que estes são “os primeiros 48 novos fogos”, mas vai haver mais obras “no sentido de criar as condições para que a população de Setúbal tenha habitações condignas e, portanto, se possa continuar a ter a esperança de viver bem” na cidade.

O presidente do IHRU revelou que o edifício, que representa um investimento “muito próximo dos oito milhões de euros”, estará concluído “a partir de meados do próximo ano” e que “dentro de poucos dias será feita a consignação de um novo empreendimento com 160 fogos, para um valor global de cerca de mil fogos em Setúbal”.

Benjamim Pereira considerou que “a componente da habitação acessível é fundamental, principalmente para os casais jovens e para a fixação de população”, mas sublinhou que a componente social “também é muito importante” por se dirigir a “pessoas que não conseguem atingir os rendimentos necessários” para terem uma habitação.

“Não podemos permitir que haja um descontrolo do ponto de vista da ocupação do território. Estou a falar em concreto daquilo que está mais na ordem do dia, que é o aparecimento de barracas”, afirmou.

Cada uma das 48 habitações vai ter um lugar de estacionamento na cave, dotado de ponto de carregamento para automóveis elétricos, enquanto os arranjos exteriores vão contemplar uma zona comunitária com parque para crianças e zonas verdes.

A obra teve início há três meses e no terreno já estão colocadas um total de 240 estacas – que não estavam inicialmente previstas, mas o ensaio geotécnico revelou que eram necessárias para suster o solo – e algumas vigas de fundação.

 

Fonte/Foto: CM Setúbal

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Setúbal recebeu encontro reflete sobre gestão dos recursos hídricos
23/01/2026
Vinte jovens identificados e apreendidas cinco armas brancas
23/01/2026
Hospital de Setúbal reforçou recentemente os seus meios técnicos
22/01/2026
Casa das Imagens Lauro António apresenta curta-metragem “Vitória da Liberdade”
22/01/2026
Casa-Memória recebe Poemas sobre a Arrábida dia 31 de janeiro
21/01/2026
Vitória de Setúbal recebe o UFC Moitense no próximo domingo
21/01/2026
Transporte público da Alsa Todi com 60 autocarros elétricos
20/01/2026
Município reforça recolha de resíduos com novas viaturas
20/01/2026