Em
Setúbal Informação

2024/10/16

Inauguração da obra de requalificação do Lar Acácio Barradas

Concelho

O presidente da Câmara Municipal, André Martins, manifestou em 15 de outubro muito orgulho pela inauguração da obra de requalificação do Lar Acácio Barradas, da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal, salientando a colaboração da autarquia na área das suas competências.

 

 “É com muito gosto, com muito orgulho até, que hoje estamos aqui na inauguração desta requalificação”, disse o presidente da Câmara, salientando “a qualidade da oferta” agora proporcionada pelo lar, situado junto do Convento de Jesus, que considerou “uma oferta de referência” na cidade de Setúbal.

Acompanhado na cerimónia pela vereadora do Urbanismo, Rita Carvalho, e pelo vereador dos Direitos Sociais, Pedro Pina, André Martins afirmou que se tratava de “um dia de festa para Setúbal” porque o Lar Acácio Barradas é “uma oferta qualificada” e “qualificadora”, à disposição dos munícipes para a “utilizarem como bem puderem, no âmbito das suas necessidades”.

O autarca salientou que a Câmara Municipal “está sempre disponível para apoiar neste trabalho e continuará a ser assim”, reafirmando a sua satisfação com a obra. “Sentimo-nos muito orgulhosos por ter contribuído, de alguma forma, com aquilo que nos compete, de dar a nossa colaboração”.

André Martins desejou “muitas felicidades” ao provedor, vice-provedores e mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal e que a instituição continue a ter projetos deste tipo, “sempre no sentido de ir de encontro às necessidades da população” e “com o apoio da Câmara Municipal”, sublinhando tratar-se de “edifícios que precisam de requalificação”.

O provedor Fernando Cardoso Ferreira agradeceu a colaboração “sempre excecional” da Câmara Municipal e frisou a importância da obra para a Santa Casa da Misericórdia de Setúbal, recordando que o lar “começou a funcionar em 1893”, como propriedade de uma família, e foi deixado em testamento à instituição em 1899.

O edifício foi recebendo algumas beneficiações ao longo dos anos, mas o provedor notou que, quando chegou ao cargo, não verificou “que tivesse havido grande melhoria” em relação ao que lhe diziam ser o passado.

“Isto seria o ideal que nós gostaríamos de ter, de condições do ponto de vista de instalação física, para todos os nossos utentes”, disse Fernando Cardoso Ferreira sobre a nova oferta no Lar Acácio Barradas. “Ainda temos um lar com grandes problemas, que é um lar também de 1910, mas esse só permite uma intervenção estrutural e é mais complicado”.

A cerimónia foi presidida pela secretária de Estado da Ação Social e Inclusão, Maria Clara Marques Mendes, que se manifestou “muito feliz” por “participar neste momento de festa”, afirmando que a sua presença na inauguração era “um sinal de reconhecimento” da Misericórdia de Setúbal e do setor social.

“A proximidade com que trabalhamos com o setor social dá para perceber claramente o serviço público que fazem, a substituição que fazem ao Estado, as respostas que dão à comunidade e a forma como dão essas respostas”, referiu a governante, com votos de “muitos parabéns e felicidades”.

O presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, também considerou que se tratava de “um dia de festa em Setúbal”, sublinhando a “transformação deveras interessante” feita no lar para “qualificar o acolhimento” dos idosos. “Isso é sempre bom porque significa que estamos a cumprir a nossa missão. Acolher as pessoas e acolhê-las com dignidade é para nós absolutamente fundamental”.

A requalificação do Lar Acácio Barradas implicou a demolição quase total do edifício antigo, com a exceção das paredes da frente e laterais, e a sua reconstrução com o acrescento de um novo piso superior.

No rés-do-chão ficam instalados os serviços administrativos e há uma copa, uma sala de enfermagem, áreas comuns como sala de estar e sala de refeições, e três apartamentos, dois T1 e um T0, enquanto o primeiro andar oferece 19 quartos com casa de banho privativa – quatro individuais, 12 duplos e três triplos – e uma pequena sala de convívio com copa de apoio.

 

Fonte/Foto: CM Setúbal

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Radares da PSP | Setúbal | outubro 2025
3/10/2025
Município cede parcela de terreno para alargar creche da ACM
3/10/2025
PJ faz detenção por crime de incêndio em viaturas
2/10/2025
Prova rainha do desporto motorizado setubalense desfila pela cidade
2/10/2025
Bill Mackay sobe ao palco Luísa Todi a 19 de outubro
1/10/2025
Zona da Bela Vista condicionada ao trânsito por um período de 510 dias
1/10/2025
HURRA! VAMOS RISCAR OS MANUAIS?
30/09/2025
Rampa da Arrábida desce ao centro da cidade de Setúbal esta sexta-feira
30/09/2025