A vice-presidente da Câmara Municipal, Carla Guerreiro, formalizou no dia 7 de julho, a participação da autarquia na Plataforma Dinamiza, projeto do Instituto Politécnico de Setúbal que visa o reforço da cooperação entre ensino superior, empresas e entidades locais.
A carta de compromisso do projeto foi assinada pelas diversas entidades participantes, entre as quais o município de Setúbal, no encontro “Vamos Pensar o Território”, realizado na Escola Superior de Educação, no âmbito das comemorações do 45.º aniversário do IPS.
A iniciativa, que contou com a presença de cerca de oitenta participantes, reuniu mais de trinta parceiros, incluindo representantes de empresas, organizações e instituições da Península de Setúbal e do Alentejo Litoral, num espaço de reflexão estratégica partilhada, com o objetivo de fortalecer os laços existentes e promover a criação de sinergias entre a academia e o tecido empresarial e social da região.
A Plataforma Dinamiza, apresentada pelo vice-presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Carlos Mata, constitui-se como um espaço de colaboração entre o IPS, os municípios e outras entidades regionais, com o objetivo de reforçar a cocriação de soluções para os desafios do território.
Os parceiros comprometem-se a promover projetos conjuntos alinhados com o desenvolvimento sustentável e a coesão regional nas áreas da investigação e desenvolvimento, empreendedorismo e inovação, projetos comunitários e responsabilidade social e desenvolvimento empresarial.
O programa do encontro “Vamos Pensar o Território” incluiu a intervenção do docente Manuel Laranja, do ISEG – Lisbon School of Economics & Management, subordinada ao tema “Potencialidades dos territórios à luz da economia, da inovação e das políticas de especialização inteligente”.
A tarde prosseguiu com um momento musical, às 15h50, seguido, às 16h00, de cinco sessões paralelas centradas em áreas estratégicas para o desenvolvimento regional, nomeadamente: cultura, diversidade e identidade; economia, negócios e empregabilidade; educação para o futuro; saúde, bem-estar e qualidade de vida; e tecnologia, inovação e desenvolvimento.
O encerramento da jornada foi assinalado com um sunset com mostra de produtos regionais disponibilizados pelos diferentes parceiros, momento que reforçou o espírito de partilha e a valorização do território que marcaram todo o evento.
Fonte/Foto: CM Setúbal