O presidente da Câmara Municipal, André Martins, destacou, na passada terça-feira, dia 1, os benefícios para a população do novo mercado e do auditório em construção em Brejos de Azeitão, num investimento municipal de cerca de 1,5 milhões de euros.
“Finalmente a nova centralidade de Brejos de Azeitão está a avançar. Azeitão merece ter esta atratividade, com uma oferta mais diversificada a nível comercial e cultural e com espaços de convívio para todos aqueles que aqui residem”, disse André Martins em visita às obras de construção dos novos equipamentos.
Acompanhado da presidente da Junta de Freguesia, Sónia Paulo, da vice-presidente do município, Carla Guerreiro, e dos vereadores Rita Carvalho e Pedro Pina, o presidente da Câmara Municipal sublinhou que este é mais “um compromisso assumido com as populações e que, finalmente, vai ser concretizado”.
A visita começou pelo futuro Mercado de Brejos de Azeitão, junto do Parque do Morango, num investimento de cerca de 370 mil euros “destinado a garantir melhores condições para comerciantes e população”.
Este equipamento, que se encontra em fase final de construção, faltando apenas os arranjos exteriores, cujo procedimento de contratação da empreitada vai esta quarta-feira a reunião pública de câmara, vai substituir o atual, localizado na mesma zona, mas que já não reúne as condições necessárias de funcionamento.
A empreitada, impulsionada no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Azeitão, está a criar um equipamento moderno, funcional e acessível a pessoas com deficiência e mobilidade condicionada, com lojas maiores para os seis espaços comerciais, instalações sanitárias, Área de Gestão de Resíduos, copa, arrumos, gabinete e dois balneários.
Para a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, o novo mercado é de “extrema importância para este território” tendo em conta que vai proporcionar uma “oferta mais diversificada de produtos e com melhores condições para todos os visitantes”.
Quanto ao futuro Auditório de Azeitão, equipamento cultural versátil e moderno, num investimento de 953 mil euros, procura dar resposta às necessidades crescentes da comunidade, podendo acolher apresentações musicais, teatrais, conferências e projeções de filmes, entre outras atividades, com o objetivo de contribuir para o enriquecimento do panorama cultural e artístico da região.
“Azeitão merece ter um centro cultural e é nisso que estamos a trabalhar. Com este novo equipamento, a descentralização cultural no município de Setúbal vai ter uma forma mais efetiva”, destacou o presidente André Martins.
Também Sónia Paulo considera que esta “é uma infraestrutura imprescindível ao desenvolvimento de Azeitão”, pois apesar de a freguesia “ser conhecida pela gastronomia e pelo enquadramento paisagístico da Serra da Arrábida”, é igualmente importante que a cultura também seja um atrativo.
“Contamos que no próximo ano tenhamos uma programação cultural mais diversificada e em maior quantidade nesta região.”
O novo equipamento cultural é composto por auditório, com 400 metros quadrados e capacidade para 250 a 300 pessoas, e foyer, ambos com paredes, pisos e tetos escuros, para facilitar o acolhimento de diversas criações artísticas.
O edifício terá também bilheteira, bengaleiro, salas de preparação de artistas, áreas técnicas, instalações sanitárias e copa.
A intervenção é complementada por um projeto de arranjos exteriores, igualmente a cargo da Câmara Municipal, que contempla a criação de uma faixa de pavet em redor de todo o edifício, uma praça junto da entrada e uma bolsa de estacionamento nas traseiras.
O projeto do novo equipamento cultural que beneficia a população da freguesia de Azeitão aposta em soluções arquitetónicas que permitem a criação de um edifício com uma imagem forte e marcante, contribuindo para a valorização urbanística de toda a área circundante.
Fonte/Foto: CM Setúbal