Em
Setúbal Informação

2023/04/05

“Irregularidade não teria passado em claro se houvesse vídeo-árbitro”

Desporto

Após o empate (1-1) com o Sporting B, em partida da ronda inaugural da fase de permanência da Liga 3, o treinador Luís Loureiro não teve dúvidas em considerar que o Vitória foi prejudicado pela arbitragem.

O técnico que o golo lance que esteve na origem do 1-0 dos leões deveria ter sido anulado por fora de jogo, irregularidade que, tem a certeza, não teria passado em claro se houvesse vídeo-árbitro (VAR).

“Não me recordo de ter falado de arbitragem e, provavelmente, é a primeira vez que o faço porque me vejo obrigado a fazê-lo. Os árbitros não estão protegidos nesta segunda fase. Se houvesse hoje um VAR neste jogo no apoio à equipa de arbitragem, o Vitória tinha vencido por 1-0. O golo do Sporting é claramente fora de jogo de dois metros”, disse a propósito da atuação da equipa de arbitragem liderada por Gonçalo Neves, da Associação de Évora.

E acrescenta: “Sabemos que são lances que acontecem porque os árbitros também são humanos. No entanto, é um facto que foi um golo em posição de fora de jogo”, vincou sobre o lance em que os lisboetas adiantaram-se no marcador, aos 48 minutos, por Afonso Moreira que desviou a trajetória da bola, após um remate do colega Diogo Abreu, à entrada da área, que traiu o guarda-redes Mika.

Polémica à parte, na hora de comentar o 1-1, o timoneiro dos sadinos foi peremptório. “Não foi um bom resultado. Queríamos vencer o jogo e penso que fizemos o suficiente para isso. Não fomos eficazes no momento de encostarmos a bola na baliza. Tivemos quatro ocasiões claras só com o guarda-redes do Sporting pela frente, mas pecámos nesse capítulo. O resultado não foi positivo, tendo em conta o queríamos e o que foi o jogo”.

A igualdade obtida por Pedro Pinto, aos 90+3 minutos, seis depois de ter substituído Malam Camará, “foi um mal menor”, considerou o treinador. “Quem viu o jogo verificou que o Vitória teve as melhores ocasiões de golo na primeira e na segunda parte. Entrámos na segunda parte a sofrer um golo e, a partir daí, as coisas ficaram mais difíceis. O Sporting é uma equipa que tem bons jogadores e é inteligente”.

Já depois de Filipe Celikkaya, técnico do Sporting B, ter afirmando na sala de imprensa que a sua equipa actuou no Bonfim com oito juniores, Luís Loureiro fez questão de olhar para esse facto de outro prisma. “Se o Sporting aparecer sempre com estes jogadores que estiveram em Setúbal dificilmente perderá um jogo nesta fase. Apresentaram cinco jogadores que já jogaram na Liga dos Campeões, seis jogadores que fazem parte do plantel principal do Sporting”.

De forma a evitar situações que comprometam o espírito da Liga 3, o treinador deixou um alerta. “Espero que o órgão que tutela esta prova não deixe desvirtuar a competição. Se calhar criando um mecanismo diferente consiga salvaguardar todos os outros clubes que participam nesta competição de forma igual; jogar com o Vitória a aparecer com jogadores de qualidade muito acima da média e depois surgir noutros campos e isso não se verificar”.

Com cinco jornadas para disputar na série 3 da fase de manutenção da Liga 3, Luís Loureiro sublinhou que “ninguém mais do que eles (jogadores) quereriam obviamente fazer o golo”. Já a pensar no próximo encontro, que volta a ter o Estádio do Bonfim como palco na sexta-feira, pelas 11 horas, o líder do plantel reconhece que a eficácia tem de ser trabalhada e melhorada. “Temos de continuar a trabalhar da mesma maneira e melhorar esse aspeto”.

Após os resultados da jornada inaugural e também tendo em conta os pontos de bonificação que as quatro equipas trouxeram da fase anterior da competição, a classificação é liderada por Oliveira do Hospital e Sporting B (ambos com 9 pontos). Na 3.ª posição está o Vitória (5 pontos), que tem mais três do que o Real, adversário dos sadinos na próxima ronda, que está no 4.º posto.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Município de Setúbal saúda Vitória pela conquista do título
19/05/2025
Atos de violência contra agentes de arbitragem da AF Setúbal
19/05/2025
Associação de Acordeonistas de Portugal assinala aniversário com dança
16/05/2025
Projetos sociais apoiados pelo PRR em encontro metropolitano
16/05/2025
Autarquia promove ciclo de conferências e iniciativas sobre Diálogo Intercultural
15/05/2025
GNR apreende mais de 600 quilos de amêijoa-japonesa
15/05/2025
Escola de Hotelaria de Setúbal promove debate sobre valorização do pescado
14/05/2025
Academia de Rugby Clube de Setúbal joga a final do Campeonato Nacional
14/05/2025