Nuno Lopes, do União Futebol Comércio e Indústria, e Joana Fonseca, a participar a título individual, venceram a 27.ª São Silvestre do Sado, corrida de atletismo disputada no dia10 nas ruas das Praias do Sado, em Setúbal.
O atleta do escalão Veterano M35 ganhou a prova masculina em 30 minutos e 32 segundos, deixando no segundo lugar, a 18 segundos, o marroquino Said Abeqrane, Sénior da UCRD Praiense, que completou os 10 quilómetros em 30’50’’, depois de no ano passado ter vencido a São Silvestre do Sado pela segunda vez consecutiva, igualando então o recorde da competição, fixado nos 30’20’’.
Numa prova com 400 inscritos, o terceiro lugar foi conquistado por Bruno Santos, outro atleta do escalão Veterano M35 do União Futebol Comércio e Indústria, com o registo de 31’02’’.
A prova feminina foi ganha por Joana Fonseca, do escalão Veterano F35, que terminou com o tempo de 36 minutos e 56 segundos, menos 12 segundos do que a segunda classificada, Margarida Silva, Sénior da ACD do Jardim da Estrela, que registou 37’08’’. O terceiro lugar pertenceu a Ana Monteiro, Sénior do GD Estreito, com o tempo de 39’21’’.
A prova principal disputou-se num percurso de 10 quilómetros com início às 18h00 na sede da União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense, organizadora da competição em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, que esteve representada pelo vereador Bruno Russo – que deu a partida –, a Junta de Freguesia do Sado e o Instituto Politécnico de Setúbal.
Um total de 200 pessoas alinharam na caminhada de cinco quilómetros, com partida também às 18h00, enquanto cerca de 80 crianças e jovens participaram na Corrida dos Flamingos, que teve início às 16h00.
Disputada em diversos escalões, a São Silvestre do Sado era aberta a todos os atletas, federados e não federados, que podiam participar a título individual ou em representação de coletividades, organizações populares, grupos desportivos, empresas, escolas e outros organismos.
A 27.ª São Silvestre do Sado distribuiu prémios monetários aos três primeiros classificados absolutos masculinos e femininos, 300 euros aos vencedores, 250 aos segundos classificados e 200 aos terceiros.
Fonte/Foto: CM Setúbal