O 5.º JOGA + Futsal registou um total de total de 178 meninas e meninos (131 traquinas e 47 petizes), que vestiram a camisola de 11 emblemas filiados no universo associativo da AF Setúbal.
Nesta que foi a primeira vez em que o emblema sediado em Vendas de Azeitão assumiu a condição de anfitrião do JOGA + organizado em conjunto com a Associação de Futebol de Setúbal, foram quase duas centenas de crianças aquelas que encheram de alegria o pavilhão do GMD União e Progresso.
Ao longo da tarde, os mais de 50 jogos dinamizados pelas crianças que constituíram as 32 equipas participantes, centraram todas as atenções dos muitos familiares que lotaram a bancada e contribuíram para apoiar e reforçar o entusiasmo dos petizes e traquinas, num momento, sempre muito especial, de partilha e enorme alegria de jogar à bola.
No Pavilhão do GMD União e Progresso estiveram representados os seguintes clubes: GMD União e Progresso, CA Santa Marta do Pinhal, CDR Águias Unidas, AJ Os Caramelos, ADIJ Bairro Miranda, CR Sobredense, AC Benfica na Charneca de Caparica, CD Colégio Minerva, AF Estrelas de Setúbal /VFC, GD Alegria e Trabalho, AD Samouquense.
Para Magda Oliveira, presidente da Direção do Grupo Musical e Desportivo União e Progresso “o balanço do JOGA +, foi francamente positivo, correu muitíssimo bem”.
“A organização está de parabéns, sendo que para nós foi um enorme prazer sermos pela primeira vez os anfitriões desta atividade tão importante, na formação de tão jovens atletas”, realçou a dirigente.
Magda Oliveira enalteceu o “elevado número de equipas participantes”, numa iniciativa que motivou “uma grande afluência de público”. “As bancadas estiveram repletas de espetadores, entre pais e familiares, mas também por bastantes sócios do clube, que entusiasticamente fizeram questão de assistir ao evento”, assinalou, assegurando que a dinamização do JOGA + Futsal “é uma experiência, naturalmente, a repetir”.
A presidente do GMDUP considera o JOGA + “uma atividade de suma importância, não só porque fomenta um espírito de competição saudável, como constitui uma mais-valia, na medida em que consegue suprir assim a ausência de encontros ou jogos nos escalões envolvidos, essenciais à demonstração das capacidades e habilidades motoras de atletas de tão tenra idade”.
“Além de promover um convívio saudável entre atletas e equipas, fomenta simultaneamente a união familiar, enquanto incute valores de desportivismo e Fair Play, tanto ao nível da quadra como nas bancadas”, vincou.
No âmbito da atividade do GMDUP, Magda Oliveira aponta a centena de praticantes de futsal que representam o clube por esta altura, distribuídos por oito escalões formativos de petizes e juniores.
No plano competitivo, o clube disputa as provas distritais e tem uma formação de iniciados a competir campeonato nacional de sub-15.
Num olhar para o futuro, a presidente do emblema de Vendas de Azeitão visa a “obtenção das 3 estrelas ao nível do processo de Certificação de Entidades Formadoras, desenvolvido pela Federação Portuguesa de Futebol, o aumento gradual do número de praticantes na modalidade de futsal, não só ao nível dos escalões masculinos, nomeadamente com a introdução do escalão de seniores, bem como pela captação de jovens atletas femininas, com vista à formação de escalões de futsal femininos”.
O 5.º JOGA + Futsal 2023/2024 contou com a organização da AF Setúbal, operacionalizada pelo responsável para área do futsal, Pedro Henriques, e do GMDUP.
A Direção da entidade distrital esteve representada no evento pelo presidente Francisco Cardoso e pelos diretores Amadeu Mota e José Teixeira.