A Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com a Amarsul, começou a 19 de maio a distribuir kits de reciclagem pelos cerca de quatrocentos domicílios postais do bairro Quinta de Santo António, no âmbito de projeto de recolha seletiva de resíduos.
Os kits são compostos por três sacos reutilizáveis e recicláveis, adequados à separação do papel/cartão, embalagens e vidro, além de um íman com a informação do que deve ser depositado nos ecopontos azuis, amarelos e verdes, e contactos relacionados com o tema.
Esta iniciativa na Quinta de Santo António decorre no âmbito do projeto “Bairros a Reciclar”, que prevê sensibilizar a população dos cinco bairros abrangidos pelo programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade para a importância ambiental da reciclagem.
Sensibilizar a população para a importância do papel que cada um deve assumir no tratamento dos resíduos urbanos e na promoção de uma cidade mais limpa e sustentável é outro dos objetivos deste projeto, que conta com o envolvimento ativo dos moradores.
No primeiro dia de entrega porta a porta, a 19 de maio, foram entregues 50 conjuntos de eco-bags, numa ação que contou com a participação de três moradores do bairro, técnicos da Divisão de Habitação da Câmara Municipal, da Amarsul e dos SMS – Serviços Municipalizados de Setúbal.
Durante a semana passada, foram também distribuídos em todos os prédios da Quinta de Santo António os suportes de comunicação do projeto, constituído por cartazes em formato A3 e pendurantes para as caixas do correio.
O “Bairros a Reciclar” começou a ser implementado no território das Manteigadas, em dezembro de 2023, depois de a Amarsul, empresa de gestão dos resíduos sólidos urbanos dos municípios da Península de Setúbal, ter lançado o desafio aos responsáveis do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, para sensibilizarem a população para a importância ambiental da reciclagem.
Fonte/Foto: CM Setúbal