Em
Setúbal Informação

2023/03/15

MP arquivou todos os casos de abusos de menores na Diocese de Setúbal

Concelho

A diocese de Setúbal revelou que um dos cinco nomes sinalizados pela Comissão independente para o Estudo dos Abusos sexuais contra as Crianças na igreja Católica Portuguesa, refere-se a um padre que já tinha sido alvo de um processo, foi afastado e, entretanto, retomou o exercício.

Em comunicado assinado pelo administrador diocesano de Setúbal, Padre José Lobato, a diocese refere que o padre cumpriu “as medidas decorrentes” do processo canónico por abuso sexual de menores e garante que, se os testemunhos recolhidos pela comissão independente configurarem novos factos, será aberto novo processo.

Relativamente aos restantes nomes que a diocese de Setúbal diz ter recebido da Comissão Independente, todos referentes a padres, a nota adianta que um deles está “sob jurisdição de diferente autoridade eclesiástica” e que, enquanto esteve sob jurisdição do bispo de Setúbal, “nada consta sobre denúncia de abuso de menores”. “A informação recebida da Comissão Independente foi por mim transmitida ao atual superior eclesiástico do sacerdote”, escreve o Padre José Lobato.

Um terceiro padre foi ainda alvo de dois processos canónicos, não referentes a abuso de menores, e está atualmente afastado do exercício público do ministério. Apesar de os atos de que é acusado não se enquadrarem na natureza de abuso de menores, a diocese de Setúbal acrescenta que, como a comissão independente sinalizou um ato de abuso de menor, aguarda mais pormenores para organizar o processo.

Por último, em relação aos dois últimos padres sinalizados, a diocese de Setúbal diz que não existem nos seus arquivos “informações que permitam averiguar as denúncias que levaram a incluir estes sacerdotes na lista de alegados abusadores”. Sobre estes casos, a diocese adianta que aguarda mais informações da parte da comissão.

Recorde-se que no seguimento do trabalho da comissão independente foram validados 512 testemunhos, havendo um total de 4.815 vítimas no país, cujos relatos são chocantes, sendo que apenas 25 casos foram encaminhados para o Ministério Público. Setúbal é o quarto distrito de Portugal onde vivem atualmente mais vítimas, havendo registo de 30 pessoas.

Quanto à Igreja católica, apenas suspendeu, até ao momento, cinco padres e um leigo suspeitos de abusos sexuais de menores.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Município de Setúbal reúne com associações de pais
28/01/2026
Agravamento das condições meteorológicas devido à depressão KRISTIN
28/01/2026
Fundação Federação Portuguesa de Futebol entrega prémio à AF Setúbal
27/01/2026
UE COM RUMO BEM DEFINIDO?
27/01/2026
Autarquia emite comunicado sobre intervenção na sequência de ocorrência no Bairro das Barrocas
27/01/2026
Barreirense e Scalipus sagram-se campeões distritais de basquetebol sub-16
26/01/2026
Setúbal recebe exposição em memória de crianças austríacas refugiadas em Portugal
26/01/2026
Setúbal recebeu encontro reflete sobre gestão dos recursos hídricos
23/01/2026