Em
Setúbal Informação

2025/11/14

Município de Setúbal assinala armistício da I Guerra Mundial

Concelho

O Dia do Armistício foi assinalado a 12 de novembro numa cerimónia evocativa do 107.º aniversário da assinatura do acordo que, a 11 de novembro de 1918, colocou um fim à I Guerra Mundial.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria do Carmo Tiago, destacou, na cerimónia realizada defronte do Monumento aos Combatentes na Grande Guerra, localizado na Praça Almirante Reis, a importância de assinalar “um momento decisivo na história da humanidade” que pôs fim a “quatro anos de destruição, sofrimento e morte”.

 A autarca sublinhou que nesta data devem ser evocados “não apenas os soldados que combateram nas frentes”, mas também “os enfermeiros, as mulheres e as crianças que sofreram longe dos campos de batalha, e todos os que, de diferentes formas” sofreram devido à guerra.

 Para a vice-presidente do município, esta data é também um convite à “reflexão sobre o valor da paz, sobre o diálogo entre os povos e sobre a responsabilidade que cada geração tem em defendê-los”, num tempo em que “o mundo ainda enfrenta conflitos, desigualdades e intolerâncias”.

 A comemoração do 107.º aniversário da assinatura do acordo que pôs fim ao conflito de 1914-1918, organizada pelo Núcleo de Setúbal da Liga de Combatentes, com a presença de diversas individualidades, civis e militares, contou com a deposição de flores, seguida dos toques de silêncio, de homenagem aos mortos e de alvorada.

 Além de membros do Executivo municipal e do Núcleo de Setúbal da Liga de Combatentes, estiveram presentes o presidente da União das Freguesias de Setúbal e representantes da GNR, PSP, Capitania do Porto de Setúbal, Clube Militar de Oficiais, Associação de Deficientes das Forças Armadas, Associação de Paraquedistas de Setúbal, Associação de Especialistas da Força Aérea Portuguesa e Santa Casa da Misericórdia de Setúbal.

 A I Guerra Mundial, que decorreu entre 1914 e 1918, teve a participação de cerca de 200 mil combatentes portugueses, dos quais mais de 10 mil morreram, uma grande parte na Batalha de La Lys, na região francesa da Flandres.

 

Fonte/Foto: CM Setúbal

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Setúbal recebeu encontro reflete sobre gestão dos recursos hídricos
23/01/2026
Vinte jovens identificados e apreendidas cinco armas brancas
23/01/2026
Hospital de Setúbal reforçou recentemente os seus meios técnicos
22/01/2026
Casa das Imagens Lauro António apresenta curta-metragem “Vitória da Liberdade”
22/01/2026
Casa-Memória recebe Poemas sobre a Arrábida dia 31 de janeiro
21/01/2026
Vitória de Setúbal recebe o UFC Moitense no próximo domingo
21/01/2026
Transporte público da Alsa Todi com 60 autocarros elétricos
20/01/2026
Município reforça recolha de resíduos com novas viaturas
20/01/2026