Em
Setúbal Informação

2025/03/21

Município de Setúbal emite Declaração de Situação de Alerta

Concelho

A Câmara Municipal de Setúbal emitiu no dia 20 de março uma Declaração de Situação de Alerta e ativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, tendo em conta o quadro meteorológico persistente de forte instabilidade atmosférica causado pela depressão “Martinho”.

De acordo com Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que colocou o concelho de Setúbal no nível Laranja, o quadro meteorológico adverso mantém-se, prevendo-se um agravamento nos próximos dias, com precipitação, por vezes forte e persistente, podendo ser de granizo e acompanhada de trovoada.
Está, igualmente, previsto que o vento continue a soprar forte, com rajadas que podem ir até aos 75 quilómetros por hora na generalidade do território e até aos 120 no litoral e nas terras altas, verificando-se a existência de condições favoráveis à ocorrência de fenómenos extremos de vento, sobretudo nas regiões Centro e Sul.
Esta situação, iniciada no dia 19 com a chegada da depressão “Martinho” a Portugal continental, obrigou a uma resposta de emergência através da mobilização de meios do Sistema Municipal de Proteção Civil para proteção de pessoas, bens, ambiente e património no concelho de Setúbal, devendo os trabalhos já iniciados decorrer até à reposição da normalidade.
Tendo em conta este quadro, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, determina a Declaração de Situação de Alerta no concelho a vigorar entre a meia-noite do dia 20 e as 23h59 do dia 24 de março.
Na sequência desta situação, são convocados, “com efeitos imediatos e com caráter de urgência”, o Núcleo de Informações e Planeamento e o Núcleo de Serviços Técnicos da Comissão Municipal de Proteção Civil para uma reunião a realizar no dia 21, às 10h00.
São também afetados, no imediato, os recursos materiais e humanos adequados considerados imprescindíveis à coordenação técnica e operacional dos serviços e agentes da Proteção Civil, designadamente os que estão identificados no Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Setúbal.
A Comissão Municipal de Proteção Civil de Setúbal assegura a coordenação técnica e os procedimentos relativos à intervenção das forças e serviços de segurança.
Face à situação referida, e sem prejuízo da adoção de outras medidas posteriormente, é adotada como medida preventiva a avaliação dos danos provocados e a identificação das necessidades e recursos, com a elaboração de um plano de mitigação e recuperação.

 

Fonte/Foto: CM Setúbal
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Evento europeu destaca práticas ambientais de Setúbal
30/04/2025
Rua da Camarinha condicionada ao trânsito devido a obras de requalificação
30/04/2025
RESISTIR À AMÉRICA DE TRUMP
29/04/2025
Seleção AF Setúbal sub-14 com treino alargado no dia 1 de maio
29/04/2025
Abastecimento de água regularizado em quase todo o concelho
29/04/2025
Quatro indivíduos detido por quatro roubos em Setúbal
24/04/2025
União das Freguesias de Setúbal apoia 79 associações
24/04/2025
Descobrir Arrábida está de regresso em 32 caminhadas
23/04/2025