Vila Nogueira de Azeitão é uma das candidatas de Portugal a Best Tourism Villages 2025, da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas.
A candidatura do município de Setúbal sobre Vila Nogueira de Azeitão é uma das oito finalistas nacionais selecionadas pelo Turismo de Portugal para concorrer à 5.ª edição do Best Tourism Villages, iniciativa promovida mundialmente pela ONU, através da World Tourism Organization (UNWTO).
O galardão tem como objetivo promover o turismo como uma força positiva para o desenvolvimento rural e o bem-estar das comunidades, valorizando e preservando as aldeias e vilas rurais, as suas paisagens, a diversidade cultural e os sistemas de conhecimento, e impulsionar estratégias inovadoras alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
As Autoridades Nacionais de Turismo dos Estados-Membros da UN Tourism candidatam uma lista restrita de destinos que preenchem os requisitos do concurso.
Numa primeira fase, o município de Setúbal, através do Departamento de Comunicação, Relações Internacionais e Turismo, decidiu candidatar Vila Nogueira de Azeitão pelo potencial do seu património rural, cultural e natural nos três pilares do desenvolvimento sustentável, ou seja, económico, social e ambiental.
De uma lista com mais de quarenta candidaturas nacionais, Vila Nogueira de Azeitão foi selecionada para a fase seguinte – a lista final de oito candidaturas que o Turismo de Portugal apresentou, em maio, aos prémios da Organização Mundial do Turismo, da ONU.
O anúncio oficial dos vencedores mundiais da edição de 2025 está agendado para dia 17 de outubro, na China, e concorrem 270 candidaturas, de 65 países.
Em 2024, Óbidos e Graciosa (Açores) foram as vilas portuguesas premiadas com o galardão.
Best Tourism Villages by UN Tourism consiste no reconhecimento de destinos turísticos rurais pelos seus excecionais ativos culturais e naturais e pelo compromisso com a inovação e a sustentabilidade.
A seleção baseia-se numa avaliação dos seus recursos e iniciativas em nove áreas, que abrangem os três pilares do desenvolvimento sustentável.
Os vencedores de cada edição, além da promoção internacional dos destinos, com a chancela da ONU, passam a integrar a rede mundial de Best Tourism Villages, beneficiando do contributo de especialistas, parceiros do setor público e privado envolvidos na promoção do turismo para o desenvolvimento rural.
Fonte/Foto: CM Setúbal