O projeto comunitário Caleidoscópio de Estórias, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal para aprofundar a compreensão de vivências e a identidade bairrista, é apresentado na tarde de 18 de outubro, no Largo da Palmeira, no Bairro do Troino.
A cerimónia de apresentação deste projeto, agendada para as 18h00, inclui um apontamento cultural com a atuação dos Ritmos do Bairro, grupo de percussão que utiliza instrumentos do quotidiano para criar sonoridades envolventes, num convite público à celebração coletiva.
Caleidoscópio de Estórias: Vivências do Bairro é um projeto apoiado no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, Comunidades em Ação, candidatura OIL – Operação Integrada Local na União das Freguesias de Setúbal, Coesão Socio-territorial Através das Margens”.
Nesta iniciativa, moradores do Troino e da Fonte Nova são desafiados a partilhar narrativas pessoais para traçar a evolução dos bairros ao longo dos anos com o objetivo de revelar experiências que moldam a identidade atual, numa partilha de emoções para fortalecer laços comunitários.
A ação envolve diferentes expressões artísticas, como a música, a dança e o teatro, exploradas em oficinas criativas que procuram modelar memórias e tradições em narrativas vivas e vibrantes, vivências artísticas que visam refletir a essência dos bairros e da comunidade.
A música desempenha um papel central no Caleidoscópio de Estórias, servindo como elo entre gerações e como veículo emocional das histórias partilhadas. A dança, por sua vez, capta os ritmos da vida quotidiana e das tradições locais, enquanto o teatro explora as relações e dinâmicas que caracterizam a vida comunitária.
O projeto culmina em eventos comunitários, como festivais e apresentações, celebrações da cultura local partilhadas com o público para reforçar laços entre moradores, promovendo um sentimento de pertença e solidariedade, enquanto se valoriza o património cultural e imaterial dos bairros.
Caleidoscópio de Estórias: Vivências do Bairro é concretizado através da Repasseado, uma estrutura que reúne vários artistas, dedicados as músicas de raiz e identidades locais, a qual reúne vários artistas de Setúbal, proporcionando uma festa na qual as histórias de bairro ganham vida.
Fonte/Foto: CM Setúbal