Em
Setúbal Informação

2025/02/21

Obra de saneamento e abastecimento de água com investimento de 2,4 ME

Concelho

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal destacou, a 20 de fevereiro, em reunião com a população de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, o investimento em curso de 2,4 milhões de euros para levar saneamento e um melhor serviço de abastecimento de água àquele território.


“Estamos a criar as condições para que a população tenha acesso ao saneamento e a um abastecimento de água condigno, um problema que se arrastou durante anos”, frisou André Martins, em encontro do programa municipal “Ouvir a População, Construir o Futuro”, para dar conta do desenvolvimento da obra de Prolongamento da Rede de Drenagem Baia do Sado e envolventes.
A obra, operacionalizada através dos SMS – Serviços Municipalizados de Setúbal, num investimento global de 2 milhões de 385 mil e 610 euros, é executada em três fases, a primeira já concluída, a segunda em execução e a terceira com lançamento concursal para execução da obra previsto até ao final do ano.
“Estamos numa situação bem diferente das outras vezes em que reunimos, para dar resposta às necessidades e aos anseios das populações deste território em matéria de saneamento e abastecimento de água, até porque, em 2021 assumimos esse compromisso e estamos a cumpri-lo”, afirmou André Martins.
Os trabalhos, centrados nas ruas Baía do Sado e Brejos de Canes, incluem a instalação, em matéria de saneamento, de 6530 metros de coletores gravíticos e de 1648 metros de condutas elevatórias, para servir 217 casas, e no caso de abastecimento de água, da reabilitação e prolongamento da rede em 3059 metros, para beneficiar 240 famílias.
O presidente da Câmara Municipal de Setúbal disse que apesar de esta ser uma obra complexa, tanto “pela extensão da área como pela dispersão dos consumidores”, é crucial para “a valorização do território e desenvolver um serviço público de qualidade, a melhor solução para servir as populações”.
Em curso desde janeiro está a segunda fase de intervenções deste projeto, a qual tem um prazo de conclusão previsto de 300 dias e que, adiantou André Martins, “teve um atraso”, uma vez que, em resultado do valor de investimento, orçado em 1 milhão e 185 mil e 610 euros, “foi necessário visto do Tribunal de Contas”.
O vereador da Obras Municipais na autarquia, Carlos Rabaçal, que também preside ao Conselho de Administração dos SMS, enalteceu o facto de, “finalmente, se ter conseguido avançar com estas merecidas obras para as populações, as quais são acompanhadas de benefícios ambientais”.
O autarca frisou que, com esta operação, são eliminadas quase 240 fossas sépticas. “Vamos fazer o levantamento das que permanecerem e as condições em que se encontram para, posteriormente, com os proprietários, ver as melhores soluções, porque não podemos continuar a ter fossas a contaminar aquíferos.”
O presidente da Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, Luís Custódio, enalteceu as soluções encontradas para a execução desta obra de prolongamento das redes de saneamento e abastecimento de água, em zona com serventia pela mais movimentada Rua Baía do Sado.
“Ao contrário do que é feito habitualmente, o saneamento está a ser feito numa das faixas da via, em vez de no eixo, o que garante a viabilidade de tráfego, de forma alternada, não causando tantos constrangimentos para as populações, até porque se trata de uma intervenção complexa e demorada.”
Luís Custódio disse que ainda que esta é “uma obra fundamental para criar mais qualidade de vida no território, não só por se garantir melhores serviços públicos para as populações, mas também pelo facto de assegurar uma mais-valia ambiental, com a descontaminação de solos”.
A terceira fase da operação de Prolongamento das redes na Rua Baía do Sado e envolventes na freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra já tem projeto concluído, estando agora a decorrer os trâmites para o lançar o concurso público para mais esta empreitada, orçada em cerca de um milhão de euros.


Fonte/Foto: CM Setúbal
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
PJ procede a extradição de homicida detido em Espanha
8/05/2025
“Um trabalhador saudável, seguro e feliz é mais produtivo”, diz André Martins
8/05/2025
Dia dos Museus comemorado em Setúbal com programa gratuito
7/05/2025
Praias Sado comemoram Festa da Primavera
7/05/2025
Praia de Albarquel hasteia Bandeira Azul pela primeira vez
6/05/2025
Autarquia contraria rumores e confirma ausência de ocupantes na Praça de Touros
6/05/2025
Presidente da AF Setúbal emite mensagem no 98.º aniversário do clube
5/05/2025
Filme sobre moradores dos bairros dos Pescadores estreia dia 6 de maio
5/05/2025