A Câmara Municipal de Setúbal e a Junta de Freguesia de São Sebastião reuniram-se no dia 8 de agosto com moradores, para prestarem informações sobre o processo das obras de reabilitação das habitações municipais do Bairro Afonso Costa, a iniciar em breve.
O executivo municipal vota na reunião pública de 13 de agosto a proposta de adjudicação da empreitada de reabilitação de 36 edifícios e 308 fogos municipais, no âmbito da Estratégia Local de Habitação do conselho de Setúbal, do programa 1.º Direito e do Aviso n.º 01/CO2-i01/2021 – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação através do investimento RE-CO2-i01 do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
A empreitada, dividida em três lotes, tem o valor global de mais de 22 milhões e 250 mil euros, aos quais acresce a taxa de IVA, e o prazo de execução de 360 dias, tendo o presidente da Câmara Municipal, André Martins, assinalado que o valor total ascende a cerca de 25 milhões de euros.
“Viemos aqui prestar informações sobre o processo das obras nas vossas habitações. Estamos a valorizar o património do município e a criar as condições para que as pessoas que ali vivem tenham melhores condições de bem-estar”, disse o presidente da Câmara.
No encontro com cerca de uma centena de habitantes, que decorreu no largo junto da Escola Básica do Bairro Afonso Costa e que no final teve um churrasco de convívio para os moradores, André Martins esteve acompanhado pela vice-presidente da Câmara, Carla Guerreiro, pela vereadora do Urbanismo, Rita Carvalho, e pelo presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos.
O autarca notou que as obras vão incidir “sobretudo nas cozinhas e casas de banho”, sendo substituído “tudo o que são infraestruturas”, dotando os edifícios de novas coberturas, janelas e redes de água, eletricidade, gás e esgotos, entre outros benefícios.
“Sabemos que é um esforço deixarem a vossa casa durante seis meses, que é o tempo médio de intervenção em cada habitação. Vão para apartamentos modulares que têm boas condições de habitabilidade, incluindo ar condicionado, mas sair de casa é muito difícil”, admitiu, aconselhando, no entanto, os moradores a falarem com pessoas que já tenham passado por processos idênticos noutros bairros.
André Martins adiantou que essas pessoas lhes dirão que “não foi fácil, mas valeu a pena, porque o resultado é muito diferente do que existe atualmente”, e considerou “fundamental que as pessoas estejam disponíveis para participarem no processo”, para que todas as partes fiquem “mais felizes”, quem fez a obra e os moradores, “que ficam com muito melhores condições de habitabilidade”.
O presidente da Câmara notou que em Setúbal “já foram entregues cerca de 100 casas” nos bairros das Manteigadas, Alameda das Palmeiras, Bela Vista e Forte da Bela Vista. “Já foram entregues casas em todos os bairros e, portanto, já há uma grande experiência das empresas e dos nossos trabalhadores que acompanham o processo”.
Depois de recordar que em Setúbal estão a ser investidos “160 milhões de euros” na requalificação dos bairros municipais, sublinhou que essa “é uma grande responsabilidade” para a autarquia, porque nunca foi investido um valor tão grande em habitação no concelho.
O autarca adiantou que o estaleiro no Bairro Afonso Costa será montado assim que fiquem concluídas as questões administrativas e disse que os cerca de dezena e meia de proprietários dos fogos particulares podem falar com os técnicos municipais que vão acompanhar o processo no terreno para se informarem relativamente aos seus casos.
O presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos, salientou que o processo de requalificação dos bairros municipais acontece na sequência de “um trabalho que tem sido feito nos últimos três ou quatro anos” em conjunto com os moradores.
“Os edifícios do Bairro Afonso Costa vão ser finalmente alvo de requalificação, da cobertura às fachadas e aos interiores. É um trabalho a fundo que levou imenso tempo a preparar”, disse, frisando que os moradores vão ter de sair da sua “zona de conforto” durante algum tempo. “As pessoas que já têm as casas requalificadas dizem que estão melhores do que novas. novas. Parabéns a todos e preparem-se, porque isto vai dar trabalho”.
Fonte/Foto: CM Setúbal