Em
Setúbal Informação

2025/02/25

Participação da população na requalificação das freguesias celebrada pelo Município

Freguesias

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, salientou em 22 de fevereiro, num convívio com moradores para celebrar a conclusão do Parque União de Pinhal de Negreiros, em Azeitão, a importância da participação das populações na requalificação do território.

“Agradecemos muito às populações que se dedicam ao bem comum e que trabalham com a Câmara Municipal e com as juntas de freguesia para termos um concelho melhor, uma freguesia melhor, um território melhor”, disse o presidente da Câmara, considerando que o trabalho é mais bem feito “com o apoio das populações, com o sentido crítico e com o contributo das pessoas” que vivem nos locais das intervenções.
O autarca agradeceu a todos por “um trabalho que já se vê” em Pinhal de Negreiros, mas que ainda tem “um caminho muito importante a percorrer”, recordando que, no final, a intervenção em curso na zona terá um valor aproximado de um milhão de euros.
“São investimentos muito importantes para quem cá vive, mas também são um orgulho para quem dirige a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, porque pudemos fazer aquilo com que nos comprometemos, que é servir sempre, mais e melhor, as nossas populações. É esse o compromisso de todos os dias e é isso que nós fazemos”, afirmou.
André Martins deu os parabéns aos moradores pelo trabalho feito e pelo que “ainda falta concluir” nas duas fases de intervenção por realizar. “Podem sempre contar connosco, porque o nosso trabalho e a nossa dedicação é para servir as pessoas, dentro das nossas possibilidades. Somos recompensados quando depois encontramos as pessoas e nos dizem que aquele trabalho foi muito bem visto pelos moradores”.
O presidente da Câmara Municipal esteve acompanhado pela vice-presidente Carla Guerreiro, pela vereadora do Urbanismo e Mobilidade, Rita Carvalho, e pela presidente da junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, numa festa com os moradores que contou com a participação do Grupo Recreativo Escola de Samba Corvo de Prata e do BelCamp Tennis Clube.
A presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, que entregou flores e lembranças ao grupo de moradores e às associações que participaram na festa, considerou que em Pinhal de Negreiros decorre uma “obra de grande envergadura que se prolonga pelo território” e tem “impacto” na vida dos moradores, destacando a sua participação no processo.
“Houve alguém que participou, que tirou do seu tempo, do tempo das suas famílias, para pensar o que seria melhor para Pinhal de Negreiros”, sublinhou Sónia Paulo, notando que o nome Parque União de Pinhal de Negreiros foi escolhido pelos habitantes e deve-se ao facto de a obra ter resultado da “união com o grupo de moradores”.
Antes dos discursos foi descerrada uma placa de homenagem do grupo de moradores ao vizinho João Gaspar, que já faleceu e era considerado muito participativo, na presença da sua companheira, Teresa Leal.
Luís Pacheco, do grupo de moradores, salientou a ausência de João Gaspar na festa e recordou que o processo de requalificação de Pinhal de Negreiros teve início após o fogo florestal verificado em agosto de 2017 junto da urbanização. “Este processo começou com um mal, que foi o incêndio de Pinhal de Negreiros, mas há males que vêm por bem. Como seria o parque se não houvesse o incêndio?”
O mesmo habitante salientou o “trabalho em conjunto” realizado pela Câmara Municipal, pela Junta de Freguesia e pelo grupo de moradores, referindo que umas vezes as três entidades estiveram de acordo e outras não.
A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Azeitão, em conjunto com os moradores, que apresentaram um programa em 2018, já concluíram as três primeiras fases da intervenção na urbanização de Pinhal de Negreiros, faltando executar duas, a primeira das quais teve início em 24 de fevereiro na zona da Rua Poeta Bocage.
Estão concluídas as requalificações das matas para usufruto da população e dos espaços públicos, bem como as intervenções no que diz respeito aos acessos e estacionamento, à segurança rodoviária e à limpeza e higiene urbana.
Entre outras ações, foram criados lugares de estacionamento formais, passeios e muretes, colocados pilaretes, rebaixadas passagens para peões, plantadas 1100 árvores e arbustos e melhorados a iluminação pública e os caminhos pedonais, tendo ainda sido criados outros caminhos pedonais, zonas de lazer e de estar e um polidesportivo, além de terem sido colocados equipamentos desportivos e geriátricos.
Na zona da Rua Poeta Bocage vão ser requalificados a rede de distribuição de gás, a rede de drenagem, pelos Serviços Municipalizados de Setúbal, e os passeios, com a substituição de lajetas, neste caso a cargo da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia.
Depois, a intervenção, ainda em plano, passa para o Parque Verde Nascente, numa área com cerca de 15 mil metros quadrados, onde vão ser criados caminhos, colocada iluminação pública, melhorada a vegetação e criada uma bolsa de estacionamento automóvel.


Fonte/Foto: CM Setúbal
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Charneca de Caparica FC na Rota dos Campeões 2024/2025
12/05/2025
Centro Comunitário da Freguesia de São Sebastião comemora 19 anos
12/05/2025
Rua da Camarinha em obras de repavimentação
9/05/2025
Radares da PSP | Setúbal | maio 2025
9/05/2025
PJ procede a extradição de homicida detido em Espanha
8/05/2025
“Um trabalhador saudável, seguro e feliz é mais produtivo”, diz André Martins
8/05/2025
Dia dos Museus comemorado em Setúbal com programa gratuito
7/05/2025
Praias Sado comemoram Festa da Primavera
7/05/2025