Um projeto de partilha culinária entre vizinhos que promove a inclusão de pessoas com deficiência intelectual em Setúbal integra o livro “Histórias de Esperança”, foi apresentado a 13 de janeiro pela AML – Área Metropolitana de Lisboa.
O projeto Cozinha Vizinha, desenvolvido pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, é uma das 31 histórias que compõem esta publicação dedicada a iniciativas de transformação social em comunidades desfavorecidas da região metropolitana de Lisboa.
A apresentação do livro decorreu na Sala Metropolitana, perante cerca de uma centena de convidados, maioritariamente técnicos e dirigentes dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa.
“Histórias de Esperança” reúne testemunhos de resiliência e superação no âmbito do programa “Comunidades em Ação”, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
Em Setúbal, a história intitulada “O Sabor da Partilha na Cozinha dos Vizinhos”, publicada entre as páginas 108 e 111, dá a conhecer o projeto Cozinha Vizinha, uma iniciativa de oficinas de culinária colaborativas dirigidas a pessoas com deficiência intelectual, que promove a inclusão social, a autonomia e a partilha de comeres, sabores e saberes.
As oficinas vão muito além da confeção de refeições. Os participantes escolhem receitas, planeiam compras, comparam preços, descobrem produtos da época, reaproveitam alimentos, cuidam da limpeza e desenvolvem competências essenciais para a construção de rotinas mais autónomas, num ambiente de cooperação, respeito e valorização das diferenças.
Com cerca de 130 páginas, o livro “Histórias de Esperança” assume-se como “um mapa de solidariedade”, destaca a AML, criando pontes entre territórios e pessoas e dando visibilidade a projetos que transformam realidades locais.
As histórias resultam de cerca de três meses de trabalho de uma equipa de reportagem do jornal digital Mensagem de Lisboa, composta pela jornalista Maíra Streit e pelo fotógrafo Lucas Lima, que percorreu a região com um olhar atento sobre comunidades que se reinventam e constroem caminhos de esperança.
Na génese da publicação esteve ainda a realização de um workshop sobre comunicação local construtiva, promovido em julho do ano passado pela AML, que capacitou técnicos de comunicação municipais para a recolha e construção dos testemunhos que integram o livro.
Com uma tiragem de 1500 exemplares, o livro “Histórias de Esperança” está disponível gratuitamente em formato digital.
Fonte/Foto: CM Setúbal