A exposição “Somos hoje – O nosso tempo é agora” abriu no dia 25 ao público, na Feira de Sant’Iago, em Setúbal, para apresentar valores sociais fundamentais, numa obra coletiva criada por mais de meia centena de jovens de associações e escolas do concelho.
Patente junto da Feira do Livro e do Vinil, a mostra está exposta aos milhares de visitantes da Feira de Sant’Iago, que decorre até dia 3 de agosto, transitando depois para o Auditório José Afonso, onde fica durante um ano para que as obras e as mensagens associadas permaneçam vivas e acessíveis à população.
A exposição, coordenada pela Câmara Municipal de Setúbal, consubstancia uma reflexão sobre o valor essencial da juventude como agente de transformação e sobre a urgência de criar espaços reais de escuta ativa, construídos a partir do envolvimento direto dos jovens do concelho.
Fruto de uma proposta apresentada no âmbito do Fórum Municipal da Juventude, realizado em março, a exposição resulta de um processo coletivo que envolveu diferentes escolas, associações e entidades locais, com o objetivo de reforçar a representatividade e incentivar a ação cívica e social da juventude setubalense.
“Somos hoje – O nosso tempo é agora” apresenta painéis com pinturas que exaltam valores sociais fundamentais como a inclusão, a justiça e participação cívica.
All aBoard, APPACDM de Setúbal, Faísca Voadora, CASTOR, YMCA, Teia Trampolim foram as associações que participaram na iniciativa, juntamente com alunos das escolas secundárias D. João II e Lima de Freitas, da Escola Básica de Aranguez e Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.
Na inauguração, o vereador da Cultura e da Juventude da Câmara Municipal, Pedro Pina, agradeceu às instituições participantes e à Divisão de Juventude do município, realçando a dinâmica dos jovens do concelho.
Além da exposição, o município coordenou a campanha comunicacional #SOMOSHOJE, a qual resultou de um conjunto de ideias trabalhadas nos últimos meses em proximidade com os jovens setubalenses e azeitonenses para destacar a importância da participação juvenil e de promover a mudança social.
Através de testemunhos, captados em formato audiovisual, os jovens participantes nesta campanha partilharam o que os motiva no presente e o que lhes dá impulso para o futuro, bem como as necessidades, inquietações e interesses, para, em conjunto, se afirmarem enquanto agentes de mudança.
Os primeiros conteúdos audiovisuais da campanha começaram a ser lançados em março, Mês da Juventude, com particular enfoque no espaço digital e nas redes sociais, sendo que o objetivo é promover esta iniciativa ao longo de todo o ano, com a divulgação de outros conteúdos em formatos de comunicação mais tradicionais.
Fonte/Foto: CM Setúbal