Cerca de cem crianças, acompanhadas de familiares, visitaram, em 13 de setembro, o Parque Municipal de Poçoilos, para ficarem a saber o que se faz nas instalações onde estão concentrados os serviços operacionais do município e conhecer as profissões ali exercidas.
Os participantes na atividade “Uma Aventura em Poçoilos”, que teve 112 crianças inscritas, fizeram visitas com a duração de cerca de uma hora aos diversos locais do parque, incluindo oficinas, num circuito recheado de momentos lúdicos que lhes permitiu descobrirem diversas atividades profissionais.
À chegada, os visitantes receberam sacos-mochila com diversos artigos, incluindo uma garrafa de água reutilizável. As crianças registaram os postos de passagem do circuito num passaporte especial, tendo ainda participado em atividades como uma caça ao tesouro e pinturas faciais, além de lanches e algumas surpresas.
A iniciativa, organizada em parceria entre a Câmara Municipal e os Serviços Municipalizados de Setúbal, decorreu no âmbito das Comemorações Bocagianas, programa que celebra o Dia da Cidade, e contou ainda com uma sessão especial de treino do CROAC – Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia com a participação de 30 cães e 30 voluntários.
O presidente da Câmara Municipal, André Martins, considerou que esta era “uma forma boa” de as pessoas conhecerem o Parque Municipal de Poçoilos, “o centro de concentração dos serviços operacionais” da autarquia e dos Serviços Municipalizados de Setúbal, onde trabalham mais de 300 pessoas.
O autarca sublinhou que, deste modo, os visitantes ficavam a “conhecer melhor toda a dinâmica que está associada aos serviços públicos que a Câmara Municipal, com os Serviços Municipalizados, desenvolve em todo o concelho” de Setúbal.
“E o que nós verificamos aqui, com muita satisfação, é que continuamos a investir em novos equipamentos, em novas soluções para resolver o problema da intervenção no espaço público e também na recolha dos resíduos sólidos urbanos. Esta satisfação contagia também os trabalhadores que aqui estão porque, progressivamente, vamos criando melhores condições para que eles possam desenvolver o seu trabalho”, disse.
Citando “alguém que está há alguns anos nestes serviços operacionais”, André Martins classificou a modernização do parque como “qualquer coisa de extraordinário”, o que disse ser “um incentivo” para que os trabalhadores “se sintam melhor” a realizar as suas tarefas, algumas das quais, “sobretudo as ligadas aos resíduos”, são “serviços penosos e que precisam de ter uma preocupação muito significativa”.
O autarca indicou que está a ser feito um investimento num equipamento que permite que os trabalhadores com “funções mais complicadas, de contaminação”, deixem a sua roupa quando chegam aos serviços, para que esta “tenha um tratamento especial, particular para o efeito”, de lavagem e desinfeção, antes de lhe ser devolvida.
“São preocupações que antes não existiam, mas hoje é muito importante continuar a fazer tudo o que está ao nosso alcance para que os nossos trabalhadores, sobretudo estes operacionais, se sintam melhor no desenvolvimento das suas funções, no desenvolvimento do trabalho que fazem para servir melhor as populações”, concluiu.
O Parque Municipal de Poçoilos junta um vasto conjunto de serviços operacionais do município, incluindo oficinas de serralharia, carpintaria, construção civil e bate-chapa, pintura e manutenção da frota automóvel.
É nestas instalações que se faz o planeamento e a gestão daquilo que é necessário executar na cidade, permitindo que muitas das obras sejam realizadas com meios próprios humanos e materiais da Câmara Municipal.
Esta infraestrutura municipal foi criada em 1993 e alvo de investimentos de aumento de capacidade e de melhoria de condições, dispondo de portaria, balneários, escritórios administrativos e auditório, entre outras valências, além de oficinas e armazéns.
É também aqui que se encontra a componente de recolha de resíduos urbanos dos Serviços Municipalizados, nomeadamente para lavagem de viaturas e desinfeção e reparação de contentores de lixo, a área de Higiene e Segurança no Trabalho do município e, em espaço anexo, o CROAC – Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia.
Fonte/Foto: CM Setúbal