Albarquel vai hastear pela primeira vez a Bandeira Azul, galardão atribuído a zonas balneares mediante avaliação criteriosa relacionada com qualidade ambiental, segurança e conforto dos utentes.
As candidaturas apresentadas pela Câmara Municipal de Setúbal à campanha Bandeira Azul 2025 para as praias de Albarquel e da Figueirinha foram aprovadas pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, que anunciou no dia 30 de abril a lista das praias galardoadas no país.
A atribuição destas distinções resulta da estratégia adotada pelo município para valorização dos territórios das praias de Setúbal, com um conjunto de novos equipamentos que acrescentam valor turístico e conforto e as tornam mais acessíveis a todos os utilizadores.
“Este é o reconhecimento do esforço realizado pelo município na melhoria das condições de utilização das praias. É um projeto em construção contínua, que resulta de uma visão diferenciadora e dos vários investimentos realizados ao longo dos anos”, sublinha a vereadora Rita Carvalho.
A Praia de Albarquel tem vindo a ser alvo de uma reestruturação profunda desde 2017, altura em que o município assumiu competências de gestão, no âmbito de um protocolo celebrado com a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a Agência Portuguesa do Ambiente.
A autarquia procedeu a um conjunto de intervenções que permitiram melhorar a qualidade ambiental e dos serviços prestados aos utentes, as quais contemplaram a demolição de estruturas ilegais, a melhoria dos acessos, a criação de instalações sanitárias e o aumento da frequência da limpeza.
Foi, igualmente, criado um sistema elevatório de esgotos. que, aliado aos investimentos realizados pela autarquia na melhoria do saneamento básico em todo o concelho, permitiu à Praia de Albarquel ter água com qualidade excelente nos últimos cinco anos.
O registo de análises à qualidade da água com qualidade excelente durante cinco anos consecutivos é, de resto, um dos 28 critérios obrigatórios a cumprir pelas zonas balneares para hastearem a Bandeira Azul, que este ano é dedicada ao tema “Restauro da Natureza”.
Outro investimento importante é a criação de um novo equipamento de apoio de praia, cuja construção e concessão do direito de utilização privativa foi adjudicada através de concurso público à empresa Arrábida e Sado – Sociedade de Gestão de Restaurantes, Lda.
O equipamento a criar inclui um estabelecimento de restauração e bebidas, posto de socorros, balneários/vestiários, assistência a banhistas na época balnear, comunicações de emergência, limpeza da praia e recolha do lixo.
Fonte/Foto: CM Setúbal