A Câmara Municipal de Setúbal apresenta o projeto do Refúgio Climático da Várzea num webinar a realizar dia 26 de novembro, às 15h00, sobre soluções de adaptação urbana às alterações climáticas, organizado pela associação adapt.local.
A iniciativa está integrada no projeto Missão Adaptação 2030, que consiste na realização de webinars bimensais para apresentação de projetos de adaptação climática aprovados no âmbito do Portugal 2030, numa organização da associação adapt.local – Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas à qual Setúbal pertence.
Na segunda sessão do projeto, a decorrer através da plataforma zoom, os municípios de Setúbal, Seixal e Vila Nova de Poiares apresentam projetos desenvolvidos nos seus territórios no âmbito da adaptação às alterações climáticas.
A chefe do Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Emergência Ambiental, Cristina Coelho, representa a Câmara Municipal de Setúbal com uma apresentação sobre o Refúgio Climático da Várzea, projeto que visa reforçar o Parque Urbano da Várzea com as condições necessárias ao usufruto da população enquanto refúgio climático e área de recreio e lazer.
Na sessão, que tem como moderador João Mourato, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, participa também como orador convidado o arquiteto paisagista Jorge Cancela, professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.
O ciclo de webinars da Missão Adaptação 2030 pretende dar visibilidade a estes projetos, promover a troca de experiências e estimular a aprendizagem coletiva em torno da adaptação climática local, reunindo técnicos municipais, investigadores e outros agentes com papel essencial na construção de comunidades mais resilientes.
Fonte/Foto: CM Setúbal