A obra de requalificação das casas e partes comuns dos prédios de habitação pública municipal da Quinta do Freixo, na Rua do Mormugão, a avançar em breve, foi debatida com a população a 21 de abril.
Este é o quinto bairro de habitação pública da Câmara Municipal de Setúbal a avançar para reabilitação, depois de Manteigadas, Alameda das Palmeias, Bela Vista e Forte da Bela Vista, num investimento de 5 milhões, 547 mil e 925,80 euros no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
Na sessão pública, realizada na Escola Básica n.º 2 de Santa Maria, a população teve oportunidade ficar a conhecer o projeto a executar ao longo de 18 meses nos prédios 29 e 39 do Bairro da Quinta do Freixo, incluindo calendarização, intervenções a realizar e alojamento temporário.
A chefe da Divisão de Habitação na Câmara Municipal de Setúbal, Sara Gonçalves, ao reforçar que este é o quinto bairro do parque habitacional público a entrar em obra, sublinhou que “a experiência consolidada permite fazer mais e melhor pelas pessoas durante os períodos de reabilitação”.
A operação destina-se a reabilitar estes dois lotes habitacionais do parque público municipal, com um total de 88 frações, dotando os edifícios de condições renovadas de habitabilidade, conforto e eficiência energética, com trabalhos no interior e exterior das habitações e nas áreas comuns.
No exterior, esta operação procura cumprir dois objetivos, concretamente a reparação de patologias estruturais, como fissuras nas fachadas e falhas de impermeabilização nas zonas de cobertura e varandas, a par da melhoria da eficiência energética, com a aplicação, entre outras, de novas soluções de isolamento térmico.
Na reunião, com a participação de técnicos municipais e da presidente da União das Freguesias de Setúbal, Fátima Silveirinha, foi adiantado que os trabalhos, que começam pela instalação das novas coberturas, motivam constrangimentos nas imediações dos edifícios intervencionados.
“Vai haver alguns constrangimentos no espaço público circundante durante a reabilitação dos edifícios”, afirmou a presidente da União das Freguesias de Setúbal, Fátima Silveirinha, ao sublinhar que esta é uma operação de “valorização e melhoria não só para quem habita os prédios, mas para todo o bairro”.
Nas áreas comuns, os trabalhos incluem a renovação das redes de abastecimento de água, de drenagem de esgotos, de abastecimento de água e de telecomunicações, a relocalização de caixas de correio a par da beneficiação geral destes espaços, com novos pavimentos, instalação de tetos falsos e iluminação.
A obra, que contempla ainda ações de beneficiação nas frações autónomas dos dois lotes, com a requalificação geral de todas as divisões das casas a nível de revestimentos, pavimentos e tetos, reserva trabalhos mais profundos para as zonas de cozinha e de instalações sanitárias, as quais são integralmente renovadas nesta operação.
A instalação de novo mobiliário, a par de alguns eletrodomésticos, é umas das principais medidas a executar nas zonas de cozinhas, as quais recebem uma nova configuração que otimiza a utilização e fruição destes espaços, nomeadamente ao permitir a inclusão de áreas de refeição.
As instalações sanitárias são também totalmente reabilitadas, a nível de canalização, mobiliário e loiças, sendo que na maior parte dos casos, e de acordo com as necessidades apontadas pelos moradores, é realizada a substituição de banheiras por bases de duche.
Os trabalhos englobam ainda a demolição da separação entre a zonas de salas de estar e varandas, as quais são encerradas com caixilharia em PVC, para permitir um aumento significativo na área útil, a par da colocação de novas caixilharias, para melhoria do conforto térmico e acústico, e estendais.
Durante as operações no interior das habitações, realizadas por fases, os moradores sem alternativa de alojamento com outros familiares, são temporariamente realojados em 24 monoblocos a instalar na zona de estacionamento da Rua do Mormugão, não havendo lugar ao pagamento de rendas durante as intervenções.
Esta empreitada é enquadrada na Estratégia Local de Habitação, impulsionadora de mais qualidade de vida para a população e valorização do território, e da publicação do Aviso nº 01/CO2-i01/2021 – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação através do investimento RE-CO2-i01 do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
Fonte/Foto: CM Setúbal