Os 118 anos da Região Demarcada do Moscatel de Setúbal foram assinalados pela Câmara Municipal com uma participação especial na Feira de Leiria, nos dias 9, 10 e 11 de maio, onde foram dinamizadas várias atividades enogastronómicas.
A iniciativa, realizada em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e com a Rota de Vinhos da Península de Setúbal, incluiu degustações vínicas e uma exposição de moscatéis, a par de uma prova comentada, venda de ostras e um showcooking.
A representação da Câmara Municipal de Setúbal contou com a participação do produtor Casa Agrícola Horácio Simões, que promoveu uma prova comentada de moscatéis de Setúbal, na qual mais de duas dezenas de participantes apreciaram as singularidades de três moscatéis de Setúbal e de três moscatéis roxos.
À prova estiveram o Moscatel de Setúbal da Adega Cooperativa de Pegões, o Moscatel de Setúbal da Adega Cooperativa de Palmela, o Moscatel de Setúbal Bacalhôa 10 anos, o Alambre Moscatel Roxo 5 anos, o Moscatel Roxo Venâncio da Costa Lima e o Moscatel Roxo Quinta do Piloto 10 anos.
Em Leiria, cidade com a qual Setúbal mantém desde 1982 um acordo de geminação, destaque ainda para as participações do produtor de ostras Aquanostra e do restaurante Xtória, vencedor, consecutivamente desde 2022, do prémio Bibgourmand, do Guia Michelin, com um showcooking.
A sessão de cozinha ao vivo foi conduzida pelo chef Leonard Conral, que apresentou um trio de ostras criativas, com ostras cruas fundidas com sabores, entre outros da laranja e do Moscatel de Setúbal, e um cannoli salgado de choco frito e batata com emulsão de alho, ovas e atum curado.
Destaque ainda, nos três dias do certame, para a dinamização de happy hours, com o sorteio de artigos de merchandising alusivos aos vinhos de Setúbal e à marca da Câmara Municipal de promoção turística e de divulgação do pescado setubalense “Setúbal Terra de Peixe”.
Fonte/Foto: CM Setúbal