A 27.ª edição da tradicional corrida São Silvestre do Sado, que decorre a 10 de janeiro nas ruas das Praias do Sado, tem as inscrições esgotadas, contando com cerca de 700 participantes nos seus vários eventos.
A prova principal, com 400 inscritos, disputa-se num percurso de 10 quilómetros com início às 18h00 na sede da União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense, organizadora da competição em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, a Junta de Freguesia do Sado e o Instituto Politécnico de Setúbal.
Um total de 200 pessoas alinham na caminhada de cinco quilómetros, com partida também às 18h00, enquanto cerca de 80 crianças e jovens participam na Corrida dos Flamingos, com início às 16h00.
A competição, em diversos escalões, é aberta a todos os atletas, federados e não federados, que podem participar a título individual ou em representação de coletividades, organizações populares, grupos desportivos, empresas, escolas e outros organismos.
No final da 27.ª corrida São Silvestre do Sado, há uma ceia composta por caldo verde, bifana e bebida, servida na sede da União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense, e, por volta das 20h00, procede-se à entrega dos prémios resultantes das classificações individual e por equipas.
RUAS ENCERRADAS E CONDICIONADAS
A realização da corrida São Silvestre do Sado, na via pública, implica o encerramento à circulação automóvel de várias ruas das Praias do Sado, entre as 10h00 e as 21h00.
A montagem de estruturas de apoio à prova obriga a que o troço da Rua Principal das Praias do Sado localizado entre as ruas Tomás Ribeiro e Henrique Galvão seja fechado entre as 10h00 e as 15h30, devendo, como alternativa, ser utilizadas as ruas Tomás Ribeiro, Augusto Gil, Ferreira de Castro e Henrique Galvão.
A saída de moradores será, porém, salvaguardada através da Rua Guerra Junqueiro, enquanto o estacionamento no troço da Rua Principal das Praias do Sado entre as ruas Guerra Junqueiro e Henrique Galvão fica inacessível entre as 08h00 e as 21h00.
A Corrida dos Flamingos motiva o fecho, entre as 15h30 e as 17h30, do troço da Rua Principal das Praias do Sado entre a Rua Tomás Ribeiro e a rotunda que faz a intersecção com a Rua Carmelindo Elias, bem como parte da Rua Henrique Galvão, desde o cruzamento com a Rua Carmelindo Elias.
Como alternativa, a circulação automóvel faz-se pelas ruas Eng.º Ribeiro da Silva, Ferreira de Castro, Carmelindo Elias, Augusto Gil e Tomás Ribeiro, sendo inviabilizado o estacionamento, das 08h00 às 21h00, no troço da Rua António Gil de Carvalho entre a ruas Eng.º Ribeiro da Silva e Gomes Leal.
Já a caminhada e a corrida de 10 quilómetros mantêm encerrada, até às 21h00, a Rua Principal das Praias do Sado no troço entre a Rua Tomás Ribeiro e a rotunda que liga à Rua Carmelindo Elias.
Entre as 17h30 e as 21h00, está também fechado o troço da Estrada de Santo Ovídio localizado entre a rotunda de ligação às ruas Carmelindo Elias e Principal das Praias do Sado e a rotunda do Alto do Faralhão.
Nesse período, a Estrada do Vale da Rosa tem o trânsito encerrado no troço entre a rotunda do Alto do Faralhão e a Ponte Seca e está condicionada entre o entroncamento da Estrada de Santas (Curvas) e a Ponte Seca.
A circulação automóvel deve ser feita, em alternativa, pelas ruas Eng.º Ribeiro da Silva, Ferreira de Castro, Carmelindo Elias, Augusto Gil, Tomás Ribeiro, EM536-1 (Estrada Vale da Rosa), EM536 (Estrada de Santo Ovídio), Estrada de Santas, EN 10,8 e Rua Principal das Praias do Sado.
Fonte/Foto: CM Setúbal