O presidente da Câmara Municipal, André Martins, entregou em 7 de dezembro, aos inquilinos as chaves de mais seis casas de habitação pública no Bairro das Manteigadas, requalificadas no âmbito da Estratégia Local de Habitação de Setúbal.
Após a cerimónia realizada no Espaço Escolinha do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade no Bairro das Manteigadas, já foram devolvidas aos seus inquilinos 42 habitações e sete prédios reabilitados na íntegra, de um total de 113 casas e 19 edifícios a intervencionar no bairro.
A Câmara Municipal, apoiada na Estratégia Local de Habitação e no Programa 1.º Direito, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, apresentou candidaturas para reabilitação de todos os bairros da habitação pública.
A reabilitação do Bairro das Manteigadas representa um investimento superior a seis milhões de euros, dividido em duas empreitadas simultâneas. Nesta fase estão em reabilitação mais seis prédios e 36 habitações, ficando a faltar, após a entrega destes últimos, reabilitar 35 habitações e seis prédios.
Uma empreitada, no valor de um milhão e 300 mil euros, destina-se a promover a eficiência energética dos edifícios, com a substituição de telhados, isolamento de paredes exteriores e substituição de janelas e portas exteriores, enquanto a outra, no valor de quatro milhões e 700 mil euros, visa a recuperação das áreas interiores comuns dos edifícios e das habitações.
No interior das habitações é feita a renovação integral de cozinhas e instalações sanitárias dos 113 fogos de habitação pública, a par da renovação na restante área das habitações.
No âmbito programa 1.º Direito, estão também em curso obras nos bairros de habitação pública da Bela Vista, Alameda das Palmeiras e Forte da Bela Vista, no valor global de 75 milhões e 500 mil euros, o que faz subir para cerca de 81 milhões e 500 mil euros o investimento total em curso nestes quatro bairros.
Fonte/Foto: CM Setúbal