O Salão Nobre dos Paços do Concelho acolheu, no passado domingo, 9 de março, a sessão solene de encerramento das comemorações dos 150 anos do jornalista, escritor e diplomata Fran Paxeco, promovidas pela Câmara Municipal de Setúbal.
O evento cultural, com a participação do presidente do município, André Martins, contou com a apresentação do livro “O Senhor Fran Paxeco”, da autoria de Carlos Gaspar, e de uma comunicação pelo investigador de história local António Cunha Bento, intitulada “Fran Paxeco Revelado”.
Nascido a 9 de março de 1874 e falecido a 17 de setembro de 1952, Manuel Fran Paxeco está associado à fundação e colaboração com diversas instituições e associações, escrevendo para vários periódicos em Portugal e no Brasil, entre os quais “O Elmano”, “O Setubalense” e “A Vanguarda”.
Jornalista, diplomata, professor e escritor, publica mais de sessenta títulos sobre história, literatura e economia, distribuídos por artigos em jornais, revistas e livros, sendo o mais conhecido localmente “As Figuras Célebres de Setúbal”, de 1930.
Fonte/Foto: CM Setúbal