O presidente da Câmara Municipal, André Martins, salientou na tarde de dia 7 de abril, num fórum regional de enoturismo, promovido pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, o reconhecimento nacional e internacional da qualidade vitivinícola da região.
“Setúbal é hoje uma região de referência a nível nacional e internacional em termos de produção de vinhos”, destacou o autarca na abertura do Fórum Regional AMPV da Península de Setúbal – Enoturismo Sustentável na Península de Setúbal: Preservar o Futuro, realizado na EHTS – Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.
André Martins apontou a pertinência do encontro para “aprofundar as questões e os problemas relacionados com o setor” e realçou ainda a importância de “continuar a criar as melhores condições para a promoção dos vinhos, a sua comercialização, e identificar bem os consumidores finais”.
No final da sessão de abertura do fórum regional promovido pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e a EHTS, o presidente do município reiterou a “importante missão de promover os vinhos da região de Setúbal e os vinhos portugueses, que também se continuam a impor por esse mundo fora”.
O Fórum Regional AMPV da Península de Setúbal – Enoturismo Sustentável na Península de Setúbal: Preservar o Futuro, com a participação de associações de desenvolvimento local, agentes económicos da região e entidades ligadas ao turismo, constituiu um momento de partilha sobre temas importantes para o desenvolvimento e promoção de cada uma das regiões.
O encontro incluiu, no final, a cerimónia de entrega dos prémios AMPV da região de Setúbal a entidades e personalidades que se destacaram, pelo seu trabalho, na promoção e desenvolvimento dos territórios nas áreas do vinho, da gastronomia, do enoturismo e do mundo rural.
A Casa da Baía ganhou o prémio de “Restaurante/enoteca/loja de vinhos do ano”, enquanto a Rota de Vinhos da Península de Setúbal e as Festas das Vindimas de Palmela venceram, respetivamente, os prémios de “Associação do ano” e “Evento do ano na região”.
Já Jaime Quendera é o “Enólogo do ano”, enquanto A Serenada Enoturismo, de Grândola, é a “Oferta enoturística na região”.
Fonte/Foto: CM Setúbal