A excelência dos sabores e dos vinhos de Setúbal está em evidência numa iniciativa especial a decorrer no concelho até dia 27, para assinalar o 25.º aniversário da elevação da gastronomia portuguesa a Bem Imaterial do Património Cultural de Portugal.
A iniciativa, a decorrer um pouco por todo o país numa organização da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, coloca os municípios associados a celebrar o quarto de século da elevação da gastronomia portuguesa a Bem Imaterial do Património Cultural de Portugal.
Setúbal entra na festa com um programa organizado pela Câmara Municipal, a realizar em 15 restaurantes e sete produtores do concelho, que apresentam ementas e sugestões diferenciadoras para a divulgação dos sabores gastronómicos e vínicos de excelência da região.
Na 490 Taberna STB, a opção é uma trilogia de ostras do Sado, acompanhada do vinho Quinta de Alcube Chardonnay & Alvarinho.
O Antóniu’s propõe massinha de garoupa e sopa dourada, com Fontanário de Pegões – Adega Cooperativa de Pegões, e a Barriga de Freira destaca rissóis de sardinha e de berbigão com tinta de choco e ainda ceviche de corvina, com Dona Ermelinda Branco DOC – Casa Ermelinda Freitas.
Já o Copa D’Ouro sugere cataplana de tamboril, acompanhado de Ermelinda Sauvignon Blanc & Verdelho – Casa Ermelinda Freitas, enquanto o Florida apresenta choco frito e tábua de carnes, com Piloto Collection Síria & Touriga Nacional – Quinta do Piloto.
O Convés dá a provar taco na pedra fatiado acompanhado de Ermelinda Reserva Tinto – Casa Ermelinda Freitas, enquanto o Tavira e o Pinga Amor 2 destacam o arroz de ligueirão, ao lado do Catarina Branco – Bacalhôa Vinhos e Sauvignon Blanc Verdelho – Casa Ermelinda Freitas, respetivamente.
O restaurante Rebarca dá as boas-vindas aos clientes com filetes de sardinha marinados e sardinhas assadas no carvão, com Quinta de Alcube Chardonnay & Alvarinho – Quinta de Alcube.
O Selo de Mar convida os clientes a provar lombos de sardinhas marinadas com salada de pimentos e tomate e arroz malandrinho do estuário com peixe da costa e camarão. Para a despedida, leva à mesa tarte de fruta com caramelo de Moscatel e garum de pólen de abelha. A acompanhar, castas Arinto, Fernão Pires e Antão Vaz – Casa Horácio Simões.
O Sem Horas apresenta ceviche de ostras e halófitas da costa de Setúbsl, com Piloto Collection Moscatel Roxo – Quinta do Piloto, e o Sóce by Mauro Loureiro sugere arroz da Lezíria do Sado de beterraba com legumes, com o vinho Old School Signature – Casa Horácio Simões.
No Solar do Marquês, a sugestão inclui tábua Terra e Mar, com Alcube Reserva Branco – Quinta de Alcube.
Já a Tasca du Chef disponibiliza choco com molho de manga, com vinho BSE – José Maria da Fonseca.
Também o XTORIA entra nesta iniciativa gastronómica e dá a provar o menu de degustação “Território em Cinco Capítulos”, composto por pão com XTORIA’s e vinho a copo da Península de Setúbal, cannoli de choco, cebola, batata, emulsão de alho, ovas e atum curado, com espumante Bruto CEF (Arinto e Fernão Pires), e lombo de robalo curado em algas, açorda de amêijoas e cremoso de tremoço e Bacalhôa Chardonnay.
Lombo de Mertolenga, bhaji de mandioca, tomate e pickles de gila e Quinta de Alcube Reserva (Trincadeira, Syrah) e ainda parfait de Queijo de Azeitão e chocolate branco, vinagre de cereja e hibisco com Moscatel de Setúbal completam o menu de degustação do XTORIA.
Fonte/Foto: CM Setúbal