Setúbal esteve representada pelo Arquivo Municipal durante um encontro nacional de profissionais do setor realizado nos dias 28 e 29, em Braga, no qual partilhou alguns dos projetos desenvolvidos localmente.
O 15.º Encontro Nacional de Arquivos Municipais, este ano subordinado ao tema das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, promoveu o encontro entre arquivistas e técnicos de gestão de informação oriundos de Portugal e também de Espanha, os quais partilharam conhecimentos e projetos de boas práticas no setor.
O arquivo da Câmara Municipal de Setúbal apresentou o projeto do Serviço Educativo “Memórias em Arquivo… Setúbal uma aventura de democracia contada pelos documentos”, de âmbito intergeracional e que se desenvolve com recurso a suportes documentais, literatura infantojuvenil e momentos musicais.
As atividades decorrentes deste projeto, dirigidas particularmente a alunos do ensino primário, realizam-se nas instalações do Arquivo Municipal, sendo igualmente dinamizadas em contexto de aulas, sempre com grande participação dos alunos e com uma ampla aceitação da comunidade educativa.
Os técnicos setubalenses partilharam, igualmente durante o encontro, documentação do Arquivo Municipal que revela que, poucos anos antes do 25 de Abril, cerca de 25 por cento da população do concelho sadino vivia em barracas no início da década de 1970.
O 15.º Encontro Nacional de Arquivos Municipais integrou ainda o 1.º Encontro Ibérico de Arquivos Municipais, sob o tema “Arquivos e Sociedade”, em que participaram o Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação e a Mesa de Trabajo de Archivos de Administración Local da Federación Española de Asociaciones de Profesionales de los Archivos, las Bibliotecas, los Centros de Documentación, de Información Y de Interpretación, los Museos Y los Yacimientos Arqueológicos.
Esta iniciativa, que reuniu técnicos ibéricos, constituiu-se como uma oportunidade para reforçar o impacte dos arquivos municipais enquanto pilares de cidadania, transparência e desenvolvimento social.
Fonte/Foto: CM Setúbal