A Câmara Municipal de Setúbal aprovou a 12 de fevereiro, em reunião pública, a atribuição de apoios financeiros a três companhias de teatro do concelho, num montante superior a 200 mil euros.
Ao TAS – Teatro Animação de Setúbal, é atribuído um financiamento de 100 mil euros para apoiar a estrutura e atividades complementares, a criação e a produção artística, o serviço educativo prestado nas escolas do concelho e a preparação do documentário a propósito das celebrações do cinquentenário da companhia.
A deliberação destaca que o TAS – Teatro Animação de Setúbal, que se encontra a comemorar 50 anos de existência, é “uma das instituições culturais mais proeminentes e valiosas no concelho e na região, especialmente no domínio das artes cénicas”.
A Câmara Municipal de Setúbal atribui também um apoio financeiro global de 90 mil euros ao Teatro Estúdio Fontenova destinado à estrutura, atividades complementares, criação e produção artística, em que se inclui a organização do Festival Internacional de Teatro de Setúbal – Festa do Teatro.
O documento realça que a companhia, “enraizada no concelho de Setúbal desde 1985, tem desempenhado um papel crucial nas artes cénicas, ultrapassando fronteiras locais”, e que, além do “destacado trabalho artístico”, organiza em parceria com o município Festa do Teatro, “evento cultural de grande relevo na cidade”.
Já a GATEM – Espelho Mágico, Cooperativa Cultural, recebe da Câmara Municipal de Setúbal um total de 15 mil euros, montante financeiro destinado a apoiar a criação e atividades desenvolvidas anualmente nas escolas do concelho em parceria com o município.
A companhia, “dedicada à realização de atividades culturais, artísticas e recreativas, com destaque para a promoção e divulgação da cultura e artes teatrais e na formação de públicos”, tem um espaço na Bela Vista cedido pelo município para o desenvolvimento do “trabalho artístico de forma condigna”.
Adicionalmente, a autarquia continua a apoiar indiretamente, providenciando a cedência de equipamentos necessários para a realização dos espetáculos, acompanhada pela atribuição de 75 por cento da receita de bilheteira, e pela isenção de licenças de apresentação no concelho.
Fonte/Foto: CM Setúbal