A importância da prevenção para promover ambientes de trabalho mais saudáveis e mais seguros foi destacada esta quinta-feira, dia 8 de maio, pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, na abertura de um seminário a decorrer no Cinema Charlot – Auditório Municipal.
Organizado no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Prevenção e Saúde no Trabalho, o VII Seminário de Segurança e Saúde no Trabalho reúne mais de uma centena de trabalhadores municipais, para ouvirem especialistas abordar temas relacionados com a prevenção e a promoção do bem-estar físico e mental no trabalho.
“A segurança e a saúde no trabalho não são apenas obrigações legais ou normativas, são compromissos éticos que devemos assumir com seriedade e determinação. São, acima de tudo, um direito fundamental de todos os trabalhadores e uma condição essencial para o bom funcionamento de qualquer organização”, afirmou André Martins.
O autarca lembrou que o município assinala, anualmente, o Dia Nacional da Prevenção e Saúde no Trabalho com diversas iniciativas, com destaque para o seminário, que, este ano, sob o mote “Trabalhadores da CMS + Seguros + Saudáveis + Felizes”, pretende “afirmar, com clareza”, que o bem-estar físico e psicológico em contexto laboral está no centro das preocupações.
“Um trabalhador saudável, seguro e feliz é mais produtivo, mais criativo e contribui de forma mais positiva para os objetivos comuns da nossa autarquia.”
Tendo em conta este objetivo, a Câmara Municipal de Setúbal aceitou o convite da equipa liderada pela professora Filomena Carnide, da Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa, para integrar o projeto europeu WAGE, que envolve também entidades de Espanha e da Polónia, que, sublinhou André Martins, constitui um “importante estudo sobre os riscos psicossociais e fatores ergonómicos nos locais de trabalho”.
Para o autarca, o programa WAGE, cujo desenvolvimento da Fase 1 foi apresentado por Filomena Carnide num dos painéis do seminário, “representa uma oportunidade ímpar de aprendizagem e melhoria contínua das práticas de prevenção” do município.
No que concerne aos comportamentos aditivos, o município está igualmente a desenvolver, em colaboração com o ICAD – Instituto para os Comportamentos e Dependências, um projeto de promoção de comportamentos saudáveis, prevenção de dependências e valorização da saúde mental e emocional dos trabalhadores.
“É fundamental, mais do que nunca, apostarmos numa cultura organizacional que valorize o ser humano, que reconheça que prevenir acidentes e doenças profissionais é mais eficaz e mais justo do que remediar as suas consequências.”
André Martins destacou que a dinamização da campanha “Locais de trabalho seguros e saudáveis”, apresentada no seminário pela coordenadora nacional do EU-OSHA, Emília Telo, tem, precisamente, como objetivos “reforçar esta mensagem, chamando a atenção para os desafios, mas também para as oportunidades, que a promoção da segurança e saúde no trabalho oferece”.
O autarca manifestou, igualmente, preocupação com o facto de as condições músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho continuarem a ser o principal problema de saúde ocupacional na União Europeia.
“É muito importante que estejamos atentos, que invistamos em ergonomia, em formação e em práticas laborais que respeitem os limites físicos e mentais dos nossos profissionais.”
O seminário, que na sessão de abertura contou com a intervenção do subdiretor da Unidade Local de Setúbal da Autoridade para as Condições do Trabalho João Tavares, inclui, igualmente, uma apresentação sobre os passos para construir um local de trabalho seguro, saudável e feliz por parte de técnicos das câmaras municipais de Setúbal e de Cascais.
Antes da sessão de encerramento, a cargo da vice-presidente a Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, o professor do Instituto Politécnico de Setúbal João Areosa aborda o tema “Riscos Psicossociais no contexto da Promoção de Locais de Trabalho Seguros, Saudáveis e Felizes”.
Fonte/Foto: CM Setúbal